Representantes da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) entregaram nesta quarta-feira, 13, um Plano de Trabalho para atendimento de famílias em 14 municípios afetados pelas chuvas e enchentes recentemente no Estado. O plano, cujos dados foram coletados e elaborados em parceria com a Defesa Civil, apresentam números detalhados a respeito da necessidade da construção e reforma de moradias, bem como na realocação de moradores residentes em áreas de risco.
A estimativa é de que o trabalho, a ser realizado em parceria com o governo federal e as prefeituras, atenda cerca de 700 famílias. Os primeiros dados repassados ao ministério são dos municípios de Boa Vista da Aparecida, Bituruna, Campo Bonito, Catanduvas, Foz do Jordão, Inácio Martins, Irati, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Rio Branco do Ivaí, Rio Bonito do Iguaçu, Saudades do Iguaçu, Três Barras do Paraná e União da Vitória.
Para poder coletar dados precisos dos municípios, técnicos da Cohapar trabalharam de maneira integrada com equipes das prefeituras e da Defesa Civil. Os levantamentos foram iniciados logo após os primeiros danos causados pelas inundações e deslizamentos no Estado. O trabalho ainda continua em outros municípios atingidos. A expectativa, segundo o Superintendente de Urbanismo da Cohapar, Jurandir Guatassara Boeira, é de que a segunda remessa seja encaminhada para Brasília até a próxima quinta-feira, 21.
O maior volume de recursos será destinado para o atendimento de União da Vitória, onde os novos projetos já preveem o atendimento de 388 famílias. Para o gerente regional da Cohapar, Júlio Adilson Pires, o volume de investimentos nos projetos demonstra o comprometimento do poder público com a causa. “Graças à prioridade com que a habitação tem sido tratada pelo governo estadual, podemos trabalhar com agilidade no resgate das famílias e prevenção de novas tragédias”, explicou.
Um trabalho de prevenção já havia sido iniciado pelo governo estadual no município, com a construção de 50 casas para a realocação de famílias residentes às margens do Rio Iguaçu, ainda em 2013.
Da Assessoria