Condições do tempo afetam abastecimento de energia

Comunidades registram falta de luz desde o final de semana. Ação pode ter afetado produtos eletroeletrônicos

·
Atualizado há 11 anos

Por Mariana Honesko

Foto tirada pela leitora Patricia de Almeida
Foto tirada pela leitora Patricia de Almeida

Especialmente desde o final de semana, a reportagem do Portal Vvale tem recebido várias queixas quanto à falta de energia elétrica nos bairros das Cidades Irmãs. Isolada ou conjunta, a ausência tem prejudicado outras áreas, além dos limites de União da Vitória e Porto União. Os municípios de Mallet, Paula Freitas e Paulo Frontin registraram grandes baixas e em Porto Vitória cerca de 300 litros de leite foram perdidos por conta dos danos na refrigeração.

Segundo o gerente da agência da Companhia Paranaense de Energia (Copel), em União da Vitória, Odair Marchiori, o abastecimento ficou comprometido por conta das condições do tempo. “Nosso sistema de distribuição está sujeito à fatores alheios do controle de nossa empresa. Tudo isso causa interrupção no sistema de distribuição”, explica.

Acompanhe  Odair Marchiori sobre a falta de energia:

Ainda de acordo com o gerente, algumas intervenções acionam automaticamente o sistema de desligamento de alguns pontos da rede. “Isso é para proteger os clientes e o sistema de distribuição de energia. Quando eles são desligados, precisamos acionar as equipes de emergência para atuação na rede. Só após isso é que precisamos energizar novamente”, pontua. Por isso, a equipe trabalha de acordo com os pedidos da comunidade.

Danos em equipamentos

Diante do corte sem aviso do abastecimento de energia, alguns equipamentos podem sofrer danos. Quem tiver problemas, deve procurar os escritórios da Copel e solicitar uma avaliação. “Existe uma comissão na empresa que faz a análise da situação para ver qual foi o motivo da interrupção. Dependendo disso, a Copel indeniza o cliente. Se isso ocorreu por conta dos problemas da empresa, há indenização”, orienta Marchiori.

O gerente da agência da Copel em União da Vitória confirma a possibilidade de reembolso em caso de prejuízos: