Correios ajudam quem perdeu documentos

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Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

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(Foto: Mariana Hoensko).

Perdeu o documento e não sabe o que fazer? Procurar uma agência dos Correios pode ajudar. Já há algum tempo, a empresa de telégrafos dispõe da sessão de achados e perdidos. O serviço é gratuito mas cobra uma taxa de R$ 4 por documento, na hora da devolução. Os Correios recebem apenas itens que tenham identificação e, especialmente, documentos, como cartão de banco, de saúde, passe escolar, título de eleitor e passaporte.

Assim, quem perdeu uma chave, por exemplo, vai precisar procurá-las em outro lugar ou, mandar fazer outro molho. “As pessoas que encontrarem algo na rua podem trazer até a agência ou deixar nas caixas de coleta dos Correios, espalhadas na cidade”, explica o gerente da agência de Porto União, Otacílo de Oliveira Carneiro. Nas agências, os itens ficam por 60 dias. Depois, são devolvidos para o órgão emissor. “Se for uma Carteira de Trabalho, por exemplo, vai para o Ministério do Trabalho. Se for o RG, vai para a Delegacia”, supõe Carneiro.

Quem teve o documento perdido precisa procurar uma das agências dos Correios. É preciso levar outro comprovante de identidade para pode sacar o material do balcão. Os Correios também contam com uma central de atendimento pelos telefones, 3003 0100 nas capitais e 0800 725 7282, nas demais localidades.

A busca sem resultados, por outro lado, vai exigir paciência. Em caso de perdas maiores, será preciso procurar os órgãos de polícia e iniciar o processo para a confecção das novas vias.

Serviço disponível no portal do Correio

O “achados e perdidos” também pode ser acessado de maneira online. É simples: bastar entrar no site dos Correios, clicar na barra “Consultas e Solicitações” e, aí sim, “achados e perdidos”. A tela vai abrir dois campos para preenchimento. Eles pedem a identificação da pessoa e o tipo de documento perdido. Se ele estiver em alguma agência, uma segunda tela exibe o endereço dela bem como o tempo em que o documento ainda vai ficar na unidade. O serviço pela internet ainda está restrito às capitais.

Nas Cidades Irmãs

Em Porto União, os documentos que estão na agência não estão cadastrados no portal. Eles ficam na unidade, disponível para checagem do público. O volume de documentos extraviados – e agora achados – é pequeno. Em União da Vitória, conforme a equipe da agência da unidade central, o volume ainda é menor e também indisponível no sistema online.