Cuidados simples ajudam a reduzir risco de fraudes durante a Páscoa

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Atualizado há 12 anos

serasaÉ nos feriados prolongados que os fraudadores aproveitam para agir no comércio fazendo compras com identidade falsa. O aumento do fluxo de pessoas nas lojas somado ao objetivo dos empresários em ampliar as vendas acaba resultando em oportunidade para a atuação rápida de pessoas mal-intencionadas. O feriado de Páscoa começa amanhã e, por isso, tanto o consumidor quanto o comerciante devem ficar atentos e adotar cuidados simples que podem ajudá-los a reduzir consideravelmente os riscos de se tornar vítimas de golpistas, alertam os especialistas em soluções antifraudes da Serasa Experian.

Estudos dos casos de fraudes confirmadas, dentre os alertas apontados pelas soluções antifraudes da Serasa Experian, constataram uma elevação de 25% de comprovação de golpes no comércio decorrentes de alertas a consultas realizadas durante os feriados prolongados. Ainda segundo levantamento da Serasa Experian, o risco de o consumidor ser vítima de fraude é 120% maior para quem teve um dos seus documentos extraviados. Outro indicador da empresa aponta que a cada 14,8 segundos um consumidor brasileiro é vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio se apresentando com uma falsa identidade.

Pequenos cuidados podem ser adotados para ajudar no combate às fraudes. Para reduzir o risco de se tornar vítima, o consumidor precisa proteger seus documentos pessoais. Já o comerciante, na hora de realizar uma venda a prazo, deve principalmente verificar a consistência dos dados informados e comparar a foto do documento de identificação com a pessoa que se apresenta no estabelecimento

Cuidados com os documentos

1ª – Nunca deixe o documento com um desconhecido quando você não estiver por perto;
2ª – Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas;

3ª – Não forneça ou confirme suas informações pessoais por telefone;
4ª – Não perca de vista seus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou para quaisquer negócios;
5ª – Não informe os números dos seus documentos quando participar de sorteios;
6ª – Mantenha atualizado o antivírus do seu computador diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;
7ª – Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança; fique atento às dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de segurança.

Cuidados com os cheques
1ª – Procure deixar os cheques separados dos documentos pessoais;
2ª – Não ande com o talão de cheques ou folhas já assinadas; procure portar apenas as folhas que for utilizar no dia;
3ª – Não deixe as folhas de cheques em cima do balcão da loja ou à vista de outras pessoas;
4ª – Quando for preencher o cheque utilize sempre uma caneta própria;
5ª – Evite deixar espaços em branco;
6ª – Procure sempre emitir cheques nominais e cruzados;
7ª – Anote as informações da compra no canhoto do talão.

Já fui roubado o que fazer?

Qualquer pessoa que tiver um documento roubado ou perdido, além de fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.), deve registrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian com o objetivo de reduzir o risco de ter seus dados pessoais utilizados por golpistas. O registro do extravio de folhas de cheques e documentos (como Registro Geral, o RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação e título de eleitor) pode ser feito gratuitamente de maneira prática e segura pela internet, no endereço do Serasa Consumidor, ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Consumidor, (11) 3373 7272, que funciona os 7 dias da semana, das 8h às 20h

A partir da inclusão dos dados, as informações ficam disponíveis de imediato para todos os clientes da Serasa Experian no país. No caso dos documentos, o alerta fica no sistema de consultas, provisoriamente, por um período de dez dias úteis. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro desse prazo o Boletim de Ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian.