Praticamente durante todo o dia de ontem não houve chuva, o que animou a população. Mas, devido a influencia de seus afluentes, o nível do Rio Iguaçu continua a subir, em média, um centímetro por hora.
Segundo a Defesa Civil de Porto União, até o final da tarde de ontem famílias foram retiradas das áreas de alagamento com o auxílio da secretaria de Obras e do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BEC). Cinco destas famílias foram colocadas no Ginásio de Esportes da Escola Municipal João Fernando Sobral, no Bairro Bela Vista, e outras seis estão em casas de parentes. Ainda segundo o órgão, outras famílias utilizam recursos próprios e saem das áreas alagadas ou com riscos.
Para o coordenador da Defesa Civil de Porto União, Adhemar Lírio, a chuva que cessou um pouco ontem ajudou bastante na contabilidade dos estragos. “O que nos preocupa mais são os deslizamentos de terra encontrados em vários bairros de Porto União”. Segundo ele Jardim Oliveira, Jardim Brasília, Bairro Bela Vista e São Bernardo do Campo apresentam esse problema. A Rua Portugal, no Bela Vista, ainda oferece grandes riscos.
Ainda na tarde de ontem Edson Antocheski, coordenador Regional da Defesa Civil, esteve em Porto União conferindo documentação e realizando levantamento dos problemas. Segundo ele os municípios de Mafra, Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Porto União e Timbó Grande já decretaram situação de emergência. “A situação de emergência é o primeiro grau a ser atingido. Nesta situação o próprio município consegue atender a demanda com o apoio de entidades governamentais”, comenta o coordenador.
E, para ele, a maior preocupação ainda é com as encostas.
União da Vitória
Até o encerramento desta edição 43 famílias foram retiradas de áreas de alagamento ou de risco. Ao todo, oitos caminhões estão prestando auxílio a 32 pessoas que estão trabalhando diretamente com as famílias atingidas. Assim como em Porto União o 5º BEC também auxilia União da Vitória.
Segundo o presidente da Defesa Civil, Márcio César Roieck, o trabalho feito de realocação das famílias que viviam em áreas ribeirinhas contribui para a situação estar tranquila em nosso município. Até agora 100 famílias que residiam em áreas de risco foram realocadas.
O interior do município também sofre com as constantes chuvas. Para isso, o Setor de Obras disponibilizou dois caminhões para serviços emergenciais.
As famílias que necessitarem do auxílio da Defesa Civil em União da Vitória devem entrar em contato pelo telefone 199. Já em Porto União o telefone é (42) 9145-9122.