Por Mariana Honesko
Começou à meia-noite de hoje mais uma edição do Dia do Desafio. O movimento é internacional, no Brasil organizado pelo Sesc e, neste ano, colocou União da Vitória frente a frente com a cidade de Curridabat, da Costa Rica. A competição estimula a prática dos exercícios físicos e garante o título para a cidade percentualmente mais ativa. Na campanha, vale tudo para garantir que a cidade se mova e, são apenas 15 minutos para tornar a vitória palpável.
Toda e qualquer atividade física é bem-vinda, desde a limpeza de casa à atividades mais concretas, como exercícios físicos solo ou em grupos. Criatividade também conta ponto. Na região, além de União da Vitória, oito cidades participam da proposta. Os desafiantes de Mallet, Antônio Olinto, São João do Triunfo e São Mateus do Sul não foram divulgados pela organização do evento até o encerramento desta edição.
Tirar de leite de vaca também vale
Potencialmente forte em sua produção leiteira, o município de Porto Vitória incluiu a atividade no roteiro de ações programadas para o dia de hoje. Assim, a secretaria da Agricultura registra a prática de retirada de leite como exercício físico. Mas, segundo a prefeitura, não é só isso.
Ao longo de todo o dia, as ações desdobram-se e envolvem toda a comunidade. As instituições de ensino estão mobilizadas desde às 8 horas. Nelas, haverá apresentações de lutas marciais e Ballet. No ginásio municipal de esportes, haverá atividades abertas à participação da comunidade. Os funcionários da prefeitura estarão reunidos em frente ao Centro de Saúde, das 13 às 15 horas, para mais ações. As gestantes participam de um programa especial na Secretaria da Saúde. O grupo Turma da Alegria, que é de União da Vitória, migra hoje para o município. Por lá, envolvem os moradores em uma série de práticas.
Em União, atividades não são coletivas
A programação em União da Vitória sofreu interferência por conta de mudanças administrativas. É o caso, por exemplo, do setor de Esportes. Como Secretaria, o departamento não conseguiu organizar ações coletivas nesta edição. “Éramos fundação, mudamos, estamos sem professores e isso dificultou um pouco”, explica o secretário José Pedro Walck. Ainda assim, conforme Walck, atividades nas acadêmias públicas, nos três ginásios de esportes – em São Cristóvão, Isael Pastuch e João Paulo II – bem como nas escolas, devem acontecer.
A Secretaria da Educação promove alongamento na praça Coronel Amazonas – sem horário definido – e a Terceira Idade, a exemplo de anos anteriores, promete surpreender. Em outras edições, os idosos movimentaram um ônibus e um avião. Neste ano, de novo, o grupo guarda “carta na manga”. Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), não haverá atividades nos estabelecimentos comerciais e na rede supermercadista.
Paulo Frontin movimenta-se até na madrugada
Segundo o gabinete da prefeitura, as atividades na cidade começaram já à meia-noite e estendem-se até a última hora para registro da prática. Ginásios de esporte, ruas e praças “convidam” à comunidade para alongamentos, partidas de Futebol e de Vôlei. Na cidade, o entusiasmo contagia a prefeitura, que também promete envolver os servidores nas ações.
Ação em números
O Dia do Desafio é mundial. Ele nasceu no Canadá, em 1983 e caiu na graça dos brasileiros em 1995. A edição é anual e a de 2011, tida como histórica: na ocasião, 348 países participaram. No ano passado, na América Latina, 22 países abraçaram a causa. No Brasil, o Dia mobilizou mais de duas mil cidades e 35 milhões de pessoas. No Paraná, o desafio de 2013 mexeu, literalmente, com o cotidiano de 347 municípios.
Ligue e registre sua participação
Quem não participa de nenhuma atividade coletiva também pode registrar sua adesão no Dia do Desafio. É simples: basta dedicar 15 minutos do dia para qualquer atividade física e registrá-la, no 0800 do Sesc. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas, maior é a chance de vitória. Anote os contatos completos para registro: 0800 643 6690 e o site www.sescpr.com.br. O registro pode ser feito durante todo o dia, até às 21 horas.
Quem enfrenta quem
União da Vitória x Curridabat, Costa Rica
Porto Vitória x Presidente Nereu (SC)
Paulo Frontin x Campestre da Serra (RS)