Devido às fortes chuvas que assolam as Cidades Irmãs várias famílias ficaram desabrigadas e tiveram de sair de suas casas das áreas de risco em União da Vitória e seguir para alojamentos. Mas algumas dessas famílias deixaram para trás seus animais de estimação.
Mesmo com o comunicado emitido pela coordenadora do Departamento de Defesa e Proteção Animal, Marlene Goulart Jakubiw, que, se por algum motivo as famílias não conseguissem levar os animais no momento da mudança, após estarem instaladas, elas deveriam retornam para buscá-los, muitas famílias desrespeitaram o aviso e “esqueceram” de seus animais.
Como a maioria dos desabrigados saíram de São Cristóvão os cães foram parar na casa de Dona Cecília, que é cuidadora de animais há anos. Dona Cecília contou que antes das chuvas estava com 35 cães, mas agora os cachorros já somam 80 no pátio de sua casa.
Desesperada Dona Cecília pede ajuda, ela já não tem mais espaço para cuidar de tanto cachorro e muito menos comida. “Se alguém me arranjar um pacote de ração de 25 quilos para hoje dá para a janta. Para hoje dá, amanhã Deus dará”, disse Cecília com a voz tremula.
Segundo Rose, que também é moradora de São Cristóvão, na manhã desta terça-feira, mais um cachorro foi abandonado em frente a casa de Dona Cecília. “A cachorrinha está prenha, vai dar a luz ao cair da noite”, disse Rose.
Proteção ao animal
No fim da tarde de segunda-feira, 24, a Defesa Civil de União da Vitória juntamente com o Departamento de Defesa e Proteção Animal emitiu um comunicado para os moradores de áreas de risco que têm animais de estimação.
Neste comunicado está explicito que as famílias que forem retiradas das casas devido às cheias das águas do Iguaçu seus animais de estimação também deverão ser devidamente realocados.
Marlene Jakubiw, informou que, nos alojamentos para os desabrigados das cheias também é destinado um espaço para abrigar os animais.
Doação
Para doações basta ligar para o número (42) 3524 5659 falar com Cecília ou então ir até a Rua Abilon de Souza Naves, nº 1113 no Distrito de São Cristóvão.