Após a reunião da Defesa Civil realizada no final da tarde de terça-feira, 10, foram atualizados os números. Até o momento 540 famílias deixaram suas residências, totalizando 2.160 pessoas, sendo que destas 644 pessoas estão sendo atendidas pela Defesa Civil Municipal, permanecendo em abrigos: Ginásio do bairro Bela Vista, Ginásio Lauro Muller Soares, Associação de Moradores do Santa Rosa, Ginásio Cid Gonzaga, Igreja Matriz de Porto União e Recanto dos Idosos.
As estradas na área rural estão liberadas, mas praticamente toda a região está tendo acesso. Apenas a região de Santa Cruz do Timbó ainda permanece isolada, devido a agua que ainda não baixou na pista de acesso.
O tráfego pela BR 280 está totalmente interditado. A empresa Castellar, responsável pela manutenção do trecho está trabalhando no conserto da ponte sobre o Rio das Casas, que perdeu uma de suas cabeceiras. Até sexta-feira o transito poderá ser liberado.
Na tarde de hoje o Prefeito Anízio de Souza, o vice-prefeito Aloisio Salvatti e o coordenador da Defesa Civil Adhemar Lírio estiveram em Canoinhas onde foram convocados pelo Governador Raimundo Colombo. Ele apresentou a todos os municípios atingidos da região que irá liberar recursos emergenciais para combustível e mantimentos para a população afetada. Outros recursos para manutenção das estradas e pontes será liberado em seguida de forma emergencial. Para isso, está sendo realizado um relatório detalhado que será encaminhado ao Governo do Estado.
Muitas entidades e associações estão prestando apoio aos desabrigados pelas cheias, que permanecem nos abrigos públicos. Além de toda a equipe da Defesa Civil Municipal e demais setores da Prefeitura.
Devido a elevação do nível do Rio Iguaçu, a equipe da Defesa Civil instalada na Central da Cidadania, atende deste ontem a tarde no espaço do antigo Núcleo de Educação Infantil Criança Feliz, ao lado do posto de saúde do bairro Santa Rosa, na Rua Francisco de Paula Dias, 118. O telefone para contato também mudou para 3523 7632. Ali estão sendo realizados os atendimentos referentes a solicitação de retirada de famílias das residências atingidas.
Os demais telefones continuam os mesmos:
Defesa Civil: 8432 9587
Bombeiros: 193
Polícia Militar – 190
Atendimento para retirada de mudanças: 3523 7632 (número novo)
Atendimento geral e orientações: 3523 1155
Da Assessoria