Até a linguiça mudou. Neste ano, para a sétima edição da Festa Nacional da Costela, o grupo Los Gaudérios, junto com a organização do evento, trouxe cerca de sete mil linguiças de costela. A invenção é de Márcio Augusto Golemba, natural de União da Vitória e hoje engenheiro de alimentos da empresa que comercializa o produto. “É uma linguiça bem diferente é feita de carne bovina, as tradicionais, todas, são feitas de carne suína, então ela tem esse diferencial de sabor e a pessoa que experimenta gosta mesmo”, explica Golemba.
O engenheiro conta ainda que a invenção surgiu durante a faculdade e que a tradicional Bratwurst foi exemplo na produção. “Eu copiei um pouco e ai começamos a desenvolver como uma linha de linguiça preta. Vendemos no Brasil inteiro como uma marca nobre.”
A Bockwurst é feita apenas com o peito da costela, na venda entende-se como granito, ela é extraída, moída e, misturada com alguns ingredientes, é embutida em uma tripa.
A linha comercializada na Festa é da Bock Premium, que vem de bockwurst, linguiça preta em alemão, explica Golemba. “Hoje também trabalhamos com a brats, que é linguiça branca”, completa.
O preço da Bockwurst está R$ 7.
Fotos: Bruna Kobus/Jornal O Comércio