A data desta quarta-feira, 13 de março de 2013 ficará para a história. Após dois dias de Conclave e cinco votações os 115 Cardeais enclausurados na Capela Sistina escolheram o primeiro Papa latino americano.
Jorge Mario Bergoglio, 76, é pioneiro em três situações dentro da Igreja Católica Apostólica Romana. Bergoglio adotou o nome de Francisco I, é jesuíta e o primeiro latino americano a ocupar a principal cadeira do catolicismo.
O Papa Francisco I é filho de italiano, formando em farmácia e em 1998 foi arcebispo em Buenos Aires. Já em 2001 se tornou Cardeal.
A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina às 15h05 da tarde desta quarta-feira, 13. Já era noite na Itália. Em uma hora o Papa cruzou o Sala das lágrimas – onde o Papa eleito se retira à sacristia da Capela Sistina, e vestiu-se de acordo com costumes da Igreja.
De roupas brancas, Francisco I fez sua primeira aparição na sacada da Capela São Pedro às 16h05. Com um rosto doce Bergoglio falou oficialmente como o novo Papa de um rebanho de cerca de 1 bilhão e meio de católicos.
“O caminho do amor e da fraternidade, serão os caminhos que vou seguir.”
O Papa também descontraiu com seus fiéis por ser da América Latina. “Foram até o fim do mundo buscar um novo Papa.”
“É um momento histórico para a nossa Igreja. Assim como a renúncia de Joseph Ratzinger a escolha de Francisco I também foi tida como uma surpresa para todos”, falou o Padre Ivo Jablonski.
Francisco I era o único argentino concorrendo junto ao Conclave e será o 266º pontífice a comandar a Igreja. Ele obteve ao menos 77 votos dos 155 cardeais de todo o mundo, mas em 2005 já era favorito entre os Cardeais.
Francisco I no Brasil
Durante a Jornada da Juventude deste ano o Para Francisco I virá ao Brasil para se encontrar com jovens que louvam à Deus e a Igreja Católica. O evento está marcado para acontecer em 23 de Julho na cidade do Rio de Janeiro.
Primeira missa papal
O Vaticano informou que a missa de Inauguração do pontificado do Papa Francisco I vai ser na próxima terça-feira, 19 de março. A missa inaugural de um Papa geralmente é acompanhada por chefes de Estado e de governo.