Por Mariana Honesko
Tradicionais, os desfiles do dia sete de setembro são, na verdade, um símbolo de conquista. Conforme mostra a história, foi nesta data, em 1822, que Dom Pedro I proclamou a Independência, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. Até então, o Brasil era colônia de Portugal e como tal, estava desgastado por conta de um controle econômico de restrições e impostos altos.
O “grito” era urgente. Ele foi dado e seu eco garantiu à Dom Pedro o título de Imperador, em dezembro de 22, mas também gerou revolta, especialmente em algumas regiões comandadas com mais força pelos portugueses.
Depois da Independência, o Brasil ainda continuou sendo dominado por Portugal, ainda havia escravos e a economia se manteve. Mas, com o ato simbólico, o longo processo de emancipação política chegava ao seu ponto decisivo e final.
O feriado do dia sete de setembro é considerado uma das datas mais importantes do Brasil. É símbolo de luta e glória.
Comemoração nas Cidades Irmãs
Neste ano a data, que é Feriado Nacional, caiu em um domingo. O desfile cívico não sofre alteração e ocorre, portanto, amanhã. Nas Cidades Irmãs, os municípios revezam a organização do movimento. Neste ano, é a vez de Porto União liderar a solenidade.
Conforme o secretário da Cultura, que está à frente da organização, o desfile começa às 9 horas, na Avenida Manoel Ribas e termina na Matos Costa, já no lado catarinense. Pelas duas ruas, 48 composições poderão ser acompanhadas pela comunidade.
De acordo com o roteiro, a previsão é de que até as 10h30, o desfile esteja encerrado. Novamente, o destaque fica por conta da participação dos militares, PM de União da Vitória e Porto União, Corpo de Bombeiros e 5º Batalhão. Eles encerram o momento cívico e para as vias, trazem boa parte de seu efetivo e praticamente toda sua frota.
Concentração
9 horas, na Visconde de Guarapuava, em União da Vitória
Percurso
Avenida Manoel Ribas, em União, e Rua Matos Costa, em Porto União
Palanque oficial
Entre as empresas Metzler e Ford, na Matos Costa
Dispersão
Na agência dos Correios
Encerramento
Previsto para às 10h30, aproximadamente
Participação
48 entidades