Inverno começa hoje sem previsão de frio rigoroso

Meteorologia aposta em dias menos gelados neste ano. Estação vai se despedir apenas em setembro

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Dia fica mais curto e noite mais longa: alteração é fruto da chegada da nova estação
Dia fica mais curto e noite mais longa: alteração é fruto da chegada da nova estação

O Outono se despediu com frio. Ontem, as temperaturas baixas só foram menos sentidas por conta do sol. Ele apareceu logo cedo e cobriu a região das Cidades Irmãs – e de várias outras regiões – o dia todo. O comportamento deve ser repetido no Inverno que começa pontualmente às 7h51 de hoje e só vai embora em 22 de setembro. Os três próximos meses, garantem os meteorologistas, terá temperaturas baixas mas menores que as registradas no ano passado.

Em 2013, até neve foi possível ver e sentir. Isso deve ocorrer porque as ondas de frio ficarão mais ao Sul, entre Chile, Argentina e Uruguai, e vão avançar pouco sobre o Brasil. Em algumas regiões, contudo, a estação parece ter começado mais cedo. Nesta semana, a cidade de Urupema, no alto da serra catarinense, registrou -7,7ºC. Houve ainda formação de nevoeiros nas cidades de Pelotas (RS), Cascavel (PR) e Maringá (PR).

Em Santa Catarina, conforme a Epagri, as madrugadas de sábado e domingo serão muito frias, com temperaturas entre 3ºC e 8ºC em boa parte do estado. No Planalto Sul, pode ocorrer geada. A partir de amanhã, de acordo com a meteorologista Marilene de Lima, a massa de ar frio perde força e as temperaturas sobem um pouco. No início da semana, entre segunda e quarta-feira, elas ficam agradáveis durante a tarde. Já entre os dias 26 e 28, a nebulosidade e a condição de chuva retornam ao estado catarinense, deixando as temperaturas amenas em todas as regiões.

Dia curto e noite longa

O fenômeno que deixa o dia mais curto e a noite comprida é o popular Solstício. No Inverno, ele ocorre quando o sol atinge a maior distância em relação ao plano que passa pela linha do equador. A data varia mas normalmente acontece no dia 22 de dezembro, no Hemisfério Norte e 21 de junho, no Sul. O momento exato do fenômeno varia mas geralmente ele acompanha a troca da estação. No Verão, o Solstício deixa o dia mais longo. No Inverno, o processo é inverso.

Gráfico InvernoQuatro estações que não valem para todo o país

De acordo com o Simepar, instituto de estudos climáticos do Paraná, as quatro estações, marcadas, de fato, existem apenas na região Sul, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul e nas regiões serranas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Na Amazônia, por exemplo, não há variação significativa de temperatura. Nas demais regiões, existem apenas as estações chuvosa e seca. A temperatura tem pouca variação.

Clima nas Cidades Irmãs

Sábado, 21

O sol aparece mas fica entre nuvens. A máxima chega aos 19ºC e a mínima, na casa dos 7ºC.

Domingo, 22

A previsão é de chuva para a tarde deste domingo. Ela deve ser isolada mas acompanhada por trovoadas. A noite, o comportamento pode se repetir. As temperaturas sobem um pouco. A máxima prevista é de 20ºC e a mínima de 11ºC.