Marcos Palmeira sela parceria de seis anos com a empresa Breyer

O ator passou o final de semana no município e ficou encantado com as belezas naturais da região

·
Atualizado há 11 anos

Marcos Palmeira 2
Ator e empresário, Marcos Palmeira

Dono de uma fala mansa, sotaque tipicamente carioca e uma simpatia ímpar, o ator Marcos Palmeira é o retrato de uma celebridade que busca, por meio de ações, a disseminação do fantástico mundo da sustentabilidade .

Carioca da gema e vascaíno de alma e coração, seu vasto currículo em novelas, filmes e minisséries é conhecido por todas as brasileiras que não economizam  suspiros a cada aparição do ator na telinha. Mas, o que poucos sabem é que o ator  é um  empresário  engajado na propagação do consumo de alimentos mais saudáveis  e  com respeito a toda uma cadeia de produção.

Marcos é produtor de alimentos orgânicos (sem uso de agrotóxicos) na região serrana do estado do Rio de Janeiro, em Teresópolis. Os produtos da fazenda Vale das Palmeiras são encontrados nos supermercados Zona Sul, em sua loja, o Armazém Vale das Palmeiras e em pequenos comércios naturais, todos no Rio de Janeiro. Como consultor, presta assistência em diversos projetos de alimentação orgânica espalhados pelo Brasil, inclusive a implantação do projeto Produção Agrícola Integrada Sustentável (PAIS), na aldeia Xavante de São Pedro, Onça Preta e Parinaíba, na Reserva Parabubure no Mato Grosso.

Durante três dias, ele esteve em União da Vitória para conhecer a empresa Breyer Naturais e Orgânicos. A visita sela uma parceria de seis anos com a empresa, na qual, o mel orgânico do Breyer, foi o primeiro produto, além do produzido em sua fazenda, que Marcos estampa sua marca. No município, ele foi recebido pelo empresário Daniel Henrique Breyer, que é vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória (ACEUV).

Marcos Palmeira 1
Daniel Breyer, Marcos Palmeira e o Gerente Comercial da Breyer, José de Souza

O ator teve a oportunidade de conhecer a empresa Breyer e todo o processo de produção dos produtos derivados do Mel. “É muito importante esse contato com nossos fornecedores. Tenho com a família Breyer uma sinergia de pensamentos, ideias que compartilhamos para tornar o nosso negócio mais atrativo para o consumidor. Não queremos ser os reis do orgânico nem os reis do Mel, apenas queremos espalhar a nossa forma de pensamento”, afirma.

A passagem de Marcos Palmeira por União da Vitória foi discreta. O ator aproveitou para descansar, jogar futebol, saborear uma pizza e um churrasco. Vez ou outra era reconhecido por fãs, que prontamente atendeu para um autógrafo e uma foto.

Vale das Palmeiras: uma promessa de infância à concretização de um sonho

A fazenda Vale das Palmeiras surgiu de um sonho de criança, no interior da Bahia, quando o ator e seu amigo Rildo,  aos 13 anos, firmaram um pacto: um dia teriam um pedaço de chão juntos para que pudessem criar gado e cavalo. Em 1987, depois de muito procurar se depararam com uma fazenda produtora de hortaliças em Teresópolis. “Decidimos que ali seria o lugar para começarmos o sonho.”

Marcos comprou a propriedade com suas economias e iniciou o aprendizado sobre a importância de se produzir alimentos.

Dos moldes convencionais a produtos orgânicos

Depois de um período inicial totalmente nos moldes convencionais, o ator descobriu que os produtores não comiam o que plantavam.

Então a ficha caiu: aquilo que colocavam no solo para “fortificá-lo” na verdade estava envenenando tanto o solo quanto quem se alimentava dos produtos. “A partir daí radicalizei e proibi qualquer tipo de adubo químico, assim como os agrotóxicos. O desafio havia começado; a questão era: como tornar aquela terra produtiva? “Começamos a investir no composto produzido dentro da fazenda, bem como as mudas, visando uma planta saudável e resistente. Mergulhamos no mundo da sustentabilidade, onde ficávamos cada vez mais independentes de insumos externos.”

Além da produção e comercialização de produtos orgânicos, Marcos luta por um sistema de certificação menos rigoroso. “O Brasil tem o sistema de certificação mais rigoroso do mundo, não quero a radicalização disso, mas quero um entendimento para que possamos entrar em um consenso e simplificar esse processo. Acredito fielmente que todos ganham com isso.”

Enquanto isso na telinha…..

….. Marcos acaba de finalizar as gravações da novela Saramandaia onde viveu Cazuza, um homem que quando ficava nervoso botava o coração pela boca.

A Breyer

Em 1964, quando a família Breyer mudou-se da cidade para o campo, na Vila Zulmira, é que o Prof. Breyer pôde dedicar-se melhor ao seu trabalho com as abelhas, sempre com a participação da família. Os produtos das abelhas eram produzidos, embalados e vendidos, ajudando no orçamento familiar e na manutenção da Escola Técnica de Apicultura. Em 1980 foi criada então a empresa Breyer e Cia Ltda para atuar de forma efetiva no mercado como Entreposto de Mel e Cera de Abelhas, produzindo e comercializando os produtos das abelhas e seus derivados.

Atualmente a Breyer produz: mel, própolis, pólen, cera e respectivos derivados. Possui modernas instalações com capacidade para processar até 3.000 toneladas de mel ao ano, além dos outros produtos apícolas. Os produtos são obtidos em regiões de rica flora silvestre, representadas por extensas áreas de florestas, bosques, sub-bosques e campos nativos. A maioria dessas áreas são de reserva legal e de preservação permanente. E, mantendo o compromisso com a qualidade, a matéria-prima é colhida pelos apicultores dentro de normas rígidas de produção, em colmeias adequadas e casas de mel inspecionadas e aprovadas pela certificadora. A empresa Breyer acompanha todas as etapas de produção fornecendo insumos e embalagens apropriadas, assim como executando a logística de transporte da maior parte da produção.