O mel de Melato de Bracatinga da Breyer ganha um novo destaque, o selo de Denominação de Origem, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) agregando valor e reconhecimento ao produto e a região em que é produzido.
O selo de Denominação de Origem considera as características geográficas (naturais e humanas) da região e determina a singularidade e qualidade do produto, atribuindo reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de distingui-lo em relação aos similares disponíveis no mercado.
Neste caso, o selo garantirá a promoção e o desenvolvimento do território onde o mel é produzido, favorecendo a geração de renda e melhoria na qualidade de vida aos apicultores locais.
A área delimitada para esta Indicação Geográfica está inserida no Planalto Sul Brasileiro, compreendendo parcialmente os três estados da Região Sul do Brasil. Ao todo fazem parte dessa indicação geográfica 122 municípios, distribuídos entre os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Para a concretização deste projeto, houve a mobilização de diversos órgãos e instituições, entre eles o SEBRAE/SC, a EPAGRI, CIDASC, Federações de associações de Apicultores dos três estados do sul (FAARGS, FEAP, FAASC), Secretaria Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES), Secretaria Estadual de Agricultura da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instituto de Desenvolvimento Rural do PR – IDR, produtores, apicultores e indústrias envolvidas.
A conquista do selo de indicação geográfica destaca que o mel de melato produzido na região é diferenciado dos outros produzidos no país, valorizando sua história e características únicas. por meio deste selo, terá maior potencial para agregar valor econômico e a conquista de novos mercados.
O Mel de Melato de Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro é considerado um alimento único no mundo, reconhecido devido às características geográficas, de clima, fauna, flora e manejo determinando a singularidade e a qualidade do produto. Possui em sua composição substâncias fenólicas, aminoácidos e minerais, apresentando menores quantidades de frutose e glicose, não cristalizando como o mel floral. “Vale destacar que estudos pioneiros com mel de melato de bracatinga na região demarcada demonstraram que este possui ainda características diferenciadas quando comparado aos méis florais e de melato de outras regiões geográficas e/ou botânicas, com destaque para maior concentração dos aminoácidos livres serina, prolina, asparagina, ácido aspártico e ácido glutâmico; mineral potássio, bem como compostos fenólicos, com ênfase para os ácidos benzoico, salicílico, 3,4-dihidroxibenzoico, p-cumárico, além de luteolina e rutina”, afirma a professora Ana Carolina de Oliveira Costa, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos do CCA/CAL – UFSC.
A Indústria Breyer, será uma das cinco empresas certificadas que poderá comercializar nacional e internacionalmente este mel, levando ao consumidor a garantia de consumir um produto saudável e único no mundo.