No Dia da Mentira grandes marcas mentem para seus clientes

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Atualizado há 12 anos

Antes de contar a mentira que as empresas do mundo todo estão fazendo para ‘trollar’ seus consumidores na internet, devo explicar um pouco sobre este dia.

Tudo começou quando o Rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Mas, o problema é que antes dessa mudança, a festa de Ano Novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia 1º de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram a fazer tal comemoração na data antiga.

Isso virou motivo de chacota por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data gregoriana, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.

As brincadeiras se tornaram frequentes causando dúvidas sobre qual seria a real data de Ano Novo, daí o surgimento do dia 1º de abril como Dia da Mentira.

Agora voltando ao papo das mentiras e grandes marcas, empresas como Twitter, Google, Youtube e Sony publicaram mentiras sobre o futuro das marcas na internet, causando um alvoroço.

O Twitter anunciou o novo modelo de negócios, que obriga o usuário a pagar uma taxa para o uso livre de vogais. Chamado de “twttr” – assim como era o nome do microblog há sete anos, o serviço será gratuito para publicações sem o uso de vogais. Aqueles que quiserem inserir as letras “A”, “E”, “I”, “O” ou “U”, terá que pagar 5 dólares mensais ao Twitter.

O Google também entrou no clima do Dia da Mentira e anunciou o fim do Youtube, além de alguns serviços bem bizarros. Já a Sony colocou em sua página online a foto de um gato com fones de ouvido anunciando a comercialização de fones de ouvido para animais.

google-lancou-busca-por-cheiro-no-dia-da-mentiraVárias outras marcas entraram na brincadeira, e o motivo? Oportunidade de novos clientes e mercado. Mas fiquem tranquilos, as mentiras são bem produzidas, com sites, artes gráficas e direcionamentos de páginas, mas a partir de amanhã – ou quando acabar a campanha da marca, tudo voltará ao normal. Youtube não vai acabar, Twitter não cobrará pelas vogais e os nossos pets não vão andar por ai com fones de ouvido.