Por Mariana Honesko
O grupo acaba de se formar mas já tem status de reconhecimento. O Núcleo Cervejeiro é o primeiro grupo setorial apoiado pela Associação Comercial de União da Vitória (Aceuv). Ela atua como uma incubadora profissional e lança no mercado de trabalho, profissionais mais preparados para a produção e venda de um bom negócio. As propostas, os desafios e o sabor da cerveja artesanal é o que propõe a participação do Núcleo na Festa Nacional da Costela. O evento ocorre em setembro e abre espaço em dois dias para as ações dos novos produtores de cerveja.
Na oportunidade, além de mostrar as atividades, o Núcleo propõe a campanha, “Beba menos, beba melhor”, um estímulo ao consumo responsável e, ao mesmo tempo, da produção local. Nas Cidades Irmãs, vários profissionais mantém a produção em pequenas cervejarias. A Laika Beer, por exemplo, é a mais jovem no mercado e já contabiliza apreciadores e boa comercialização.
A divulgação dos projetos do Núcleo Setorial está amparada por um vasto material informativo que vai, além de banners, à confecção de mil aparadores para copo de chopp, para distribuição na Festa da Costela. “Além disso, vamos ter um espaço para degustação de alguns tipos de cerveja para os colaboradores”, revela Renan Senff, membro do Núcleo. Entre as produções, estarão à mesa as versões american pale ale, dunkelweizen, pilsen e de trigo.
Investindo na bebida
O Núcleo Cervejeiro é uma aposta da Aceuv na produção de boa qualidade do que é local. “Hoje, fazer cerveja está sendo um ótimo negócio”, sorri Senff. Além disso, a proposta do nicho promove ainda a divulgação da cultura cervejeira para a região bem como oferecer capacitação a partir de novos rótulos.
Oficialmente, os membros não se reuniram mas o primeiro encontro está previsto ainda para setembro, logo após a Festa. Para participar do Núcleo é preciso ser sócio da Aceuv e apreciar uma boa cerveja.