Os 244 pequenos agricultores que fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta (PAA) das regionais de Irati e União da Vitória terão a venda da produção garantida até fevereiro de 2013.
O benefício foi confirmado nesta quinta-feira, 23, por meio da assinatura do aditivo ao convênio com a Secretaria do Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária.
O deputado Valdir Rossoni participou da solenidade, em Irati. Durante seu discurso Rossoni elogiou o alcance social do programa, que vai assegurar alimento para 183 entidades. “Já foi uma grande conquista termos viabilizado o restaurante com refeições a um real. Agora, somos atendidos com o fornecimento de produtos dos nossos agricultores”, disse Rossoni.
Valdir Rossoni ainda salientou a importância do PAA. “Esse programa ajuda os agricultores familiares e fornece alimentos saudáveis, de qualidade para a população carente”, afirmou.
O programa deve beneficiar mais de 43 mil pessoas que frequentam creches, escolas, asilos, hospitais públicos e Apaes. O governo do Paraná irá liberar cerca de 510 mil reais aos pequenos agricultores. Esse valor soma aos R$ 826.757,28 da primeira fase do programa.
Cidades
As cidades que prorrogaram o PAA foram Antonio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória.
PPA
O Programa do Governo Federal, em parceria com os estados, prevê a aquisição de alimentos de agricultores familiares a preços compatíveis com os dos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação e beneficia diretamente toda a rede social.
O Programa de Compra Direta da Agricultura Familiar no Paraná tem como órgão gestor a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Central de Abastecimento (Ceasa) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR).