A partir do dia 1º de abril de 2013, o código do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) passará a ter 11 dígitos. A alteração é uma determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O Renavam é o registro atribuído a todos os veículos emplacados.
De acordo com o Denatran, a alteração está ocorrendo devido à numeração estar se aproximando do limite máximo. Até o momento, o registro consiste em nove dígitos.
Ainda segundo o órgão regulador de transito, os números antigos sofreram um acréscimo de zeros á esquerda, não alterando os demais números do registro.
Essa alteração está sendo tratada pela equipe do Denatran, desde o inicio do mês de março, com os Departamentos Estaduais de Trânsito e outros parceiros, para evitar algum problema no processo.
Renavam
O código do Renavam de cada veículo consta diversas informações como: o chassi, o monobloco, os agregados e detalhes das características originais do veículo. Um exemplo de importância do registro, que para expedir o Certificado de Registro de Veículo (CRV), o órgão de transito realiza uma consulta no cadastro do Renavam.