Resgate cultural: encontro de Troperismo começa hoje

·
Atualizado há 7 anos

 

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União promove, hoje, 4, sábado e domingo, a estreia do Encontro do Tropeirismo. O evento será no salão paroquial da Paroquia São Pedro e São Paulo, livre para todos os públicos. “Estamos realizando um sonho antigo, de realizar um encontro regional unindo cidades desde Palmas até Palmeiras, que é uma variante do Caminho das Missões”, afirma o responsável pela Secretaria da Cultura, Sérgio Buch. “Nosso objetivo é resgatar a história, mas também a literatura, as artes visuais, a gastronomia e deixar registrado isso para o Centenário de Porto União, já que o evento ainda faz parte da comemoração dessa data”, completa.

Os tropeiros foram os grandes responsáveis pelo surgimento da vila na beira do rio, que deu origem ao que é hoje o Vale do Iguaçu. Mais do que conduzir tropas de animais, este grupo influenciou os povos por onde passavam deixando suas marcas na culinária, religiosidade e cultura. “O grande eixo do tropeirismo foi o caminhão de Viamão à Sorocaba (do Rio Grande do Sul à São Paulo) mas na nossa região, o movimento teve papel importante na fundação de nossas cidades. Na verdade nós existimos por causa do tropeirismo”, define. Existiam dois tipos de tropeiros: o de carga, que usavam mulas, e o de gado (e suínos). “Tudo que vinha para cá vinha no lombo de animais”, sorri Buch.

O evento é formado por entusiastas e conta especialmente com o acervo destas pessoas, que guardaram e preservaram a história dentro de casa.

Programação

A abertura será logo mais, onde os visitantes poderão conhecer o Museu Itinerante do Tropeirismo do ‘Tio Clove’, o Instituto Memórias do Contestado, o Memorial Fotográfico Tropeirismo, o Varal Literário, o Stand Ervateiras, o Café Tropeiro e o espaço Artes e Delícias Culturais.

Já amanhã, 5, as atrações começam às 6h, com a Alvorada Tropeira. A partir das 8h30, têm início as palestras. A abertura do evento está marcada para as 11h30 também deste sábado. Para a tarde, as palestras e debates têm início a partir das 13h30. Depois, às 17h, acontece a chegada dos cavaleiros. Às 18h tem Roda de Chimarrão, às 20h, Bruaca Cultura e, à noite, jantar por adesão. No dia 6, a visitação estará liberada na parte da manhã.

 

tropeirimos