Reunião entre prefeitos-eleitos define lideranças do Cisvali e Amsulpar

Pedro Ivo e Marisa receberam cargos de presidentes nas entidades

·
Atualizado há 12 anos

Bruna Kobus/Jornal O Comércio

Em reunião realizada na tarde dessa quinta-feira, 13, nas dependências da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar) ficou decidida a presidência e vice-presidência da entidade e também do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali).

Quem comanda a partir do ano que vem o Cisvali é a prefeita-eleita de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu, juntamente com o prefeito-eleito de General Carneiro, Joel Martins Ferreira no cargo de vice-presidente da entidade. A secretária executiva do Cisvali, Gisele Portela Lammell, ficou satisfeita com a escolha da diretoria. “Ficamos felizes por ser a Marisa a nova presidente do Cisvali, pois ela já tem uma experiência na área da saúde. E também o prefeito-eleito Joel que vai auxiliar nos trabalhos da entidade”, afirmou.

Ainda de acordo com Gisele a reunião foi determinante para saber quais as diretrizes a serem tomadas pelo Cisvali a partir do próximo ano.

Bruna Kobus/Jornal O Comércio

Marisa também ficou satisfeita com a decisão e afirmou que esse vai ser um desafio, mas com a ajuda dos demais prefeitos será realizado um bom trabalho. “Me coloquei à disposição, porque eu sempre fui uma pessoa que batalhou pela questão da saúde dentro do meu município. Hoje a saúde para mim é uma prioridade em todos os sentidos, pois a prefeitura lida com seres humanos e precisamos então estar bem aptos no sistema de saúde.”

O encontro, inicialmente, estava pautado para a escolha da presidência e vice-presidência do Cisvali e explanar todo o trabalho desenvolvido pelo consórcio para os prefeitos que iniciarão suas funções em 2013. Mas, como extra, a presidência da Amsulpar também foi decidida – já que em reuniões anteriores a escolha não havia sido realizada. Na ocasião os nove municípios que compõem a Amsulpar decidiram eleger ao cargo de presidência o prefeito-eleito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv.
Bruna Kobus/Jornal O Comércio

De acordo com Pedro Ivo agora é o momento para utilizar do trâmite em nível de estado e também nacional para beneficiar a todos. “Me propus, junto com os colegas prefeitos, a trabalharmos alguns projetos a nível de estado e nacional. Pois entre os trâmites de Brasília e Estado que caminho quero utilizar disso à favor da região.”

Pedro Ivo ainda salientou a importância de sua experiência como prefeito e deputado para comandar a Amsulpar. “Eu posso dar a minha contribuição já que venho de um mandatode prefeito e também deputado.”
O vice-prefeito eleito de União da Vitória, Jair Brugnago também participou do encontro. Já os representantes dos municípios de Bituruna e Antonio Olinto não compareceram à reunião.