SANEPAR: Cliente pode conferir no site quando faltará água

·
Atualizado há 10 anos

Agência de Notícias do Paraná

(Foto: Agência de Notícias do Paraná)
(Foto: Agência de Notícias do Paraná)

Para que a população tenha água disponível nas torneiras 24 horas por dia, uma complexa estrutura garantida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) faz com que a água percorra desde a captação nos rios e poços subterrâneos, passando pela condução até as estações de tratamento, a reservação e, só então, a distribuição da água nos imóveis.

Mais de 50 mil km de rede interligam os reservatórios da Sanepar aos mais de 3,5 milhões de imóveis atendidos nos 345 municípios do Estado e em Porto União (SC). A qualidade da água é garantida por análises físico-químicas e bacteriológicas, atendendo rigorosamente à legislação vigente. Qualquer problema detectado nessas análises interrompe o serviço imediatamente.

Para conferir a causa da interrupção do abastecimento e o horário de normalização da distribuição de água, basta acessar o site www.sanepar.com.br. Se a informação a respeito da interrupção não estiver registrada, o cliente pode ligar para a empresa e informar o que está acontecendo para que, caso necessário, a Sanepar possa encaminhar uma equipe para realizar os serviços. O telefone é o 0800 200 0115 e funciona 24 horas.

POR QUE FALTA ÁGUA

O desabastecimento pode acontecer em função de diversos tipos de interferências. Nas captações, por exemplo, chuvas fortes podem levar para os rios muita sujeira, devido à falta de matas ciliares. Esta sujeira, medida em unidades de turbidez na água, pode interromper a produção ou tornar lento o processo de tratamento e, consequentemente, prejudicar a distribuição de água na cidade. As chuvas também podem causar danos na rede elétrica, desligando unidades essenciais da Sanepar e inviabilizando o abastecimento. O fornecimento de água tratada depende, diretamente, da energia elétrica.

Manutenções programadas para a substituição de equipamentos, melhorias em unidades ou interligação de novas obras são outras causas de falta d’água, comunicadas previamente aos clientes.

Há situações emergenciais como o rompimento de tubulações, que por vezes nem são notadas pelos clientes que têm em seus imóveis reservatórios domiciliares (caixas-d’água), conforme norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As adutoras que interligam as unidades do sistema de abastecimento e têm grandes diâmetros demandam consertos de alta complexidade. Já os rompimentos da rede de distribuição de água são mais comuns e são reparados em poucas horas devido à prontidão das equipes de manutenção.

O cliente que perceber um vazamento na rua também pode ligar para o telefone 0800 200 0115 e informar a Sanepar para que o conserto seja viabilizado o mais breve possível, reduzindo os transtornos para a comunidade. O atendimento telefônico funciona todos os dias do ano, inclusive nos fins de semana e feriados.

Em caso de interrupções no abastecimento, é importante que a população colabore e siga as orientações para o uso racional da água, priorizando o preparo de alimentos e a higiene pessoal. Dessa maneira, a normalização da distribuição de água pode ser antecipada.