Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

O evento inicia hoje e segue até o dia 28

·
Atualizado há 12 anos

“Em busca de igualdade. Estamos aqui!”. Este é o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2012, que inicia hoje e segue até o dia 28 de agosto. O país todo se mobilizará e discutirá este tema.

Esta igualdade pretendida, não significa esconder a deficiência ou negá-la. Significa igualdade de oportunidades, como por exemplo, o direito de estudar na escola que lhe cabe.O direito a estudar em uma universidade, a buscar uma vaga no mercado de trabalho, a passear pelas ruas e visitar qualquer espaço público como todo cidadão, não tendo a arquitetura de prédios e calçadas como inimiga.

Inclusão
Inclusão não é apenas frequentar a escola comum. Inclusão é também ser aceito, poder conviver e até mesmo ter atendimento especializado quando precisar. Algumas pessoas preferem estudar em escolas da modalidade especial, e ter uma opção assim, também significa aceitar as diferenças. Aceitando as diferenças estamos caminhando rumo à tolerância e ao respeito.

Programação
A Escola Hilda Adamio Roveda, na Modalidade Especial, preparou uma programação especial para esta semana, que inclui o tradicional lanche na Igreja Luterana, sessão de cinema, brincadeiras e jogos educativos e recreativos com as estagiárias do magistério, apresentação com o Grupo de Teatro Estação e Dia do Contribuinte.

Encerramento
O encerramento do evento acontece no dia 28 com o Festival Regional Nossa Arte, onde estarão reunidas as oito escolas do Conselho das APAEs da região de União da Vitória. O evento terá apresentações de música, dança, dança folclórica e artes cênicas no Cine Teatro Luz, a partir das 13h30. Além disso, o evento contará com uma exposição de artes visuais, artesanato e artes literárias no hall da rede ferroviária de União da Vitória durante todo o dia.