Separação de itens para reciclagem ainda gera dúvidas

·
Atualizado há 11 anos

reciclagemMuitas dúvidas surgem na hora de separar materiais recicláveis em casa e muita coisa acaba indo para o lixo. Um bom começo é saber que é preciso, sim, separar o lixo. Afinal, quando os materiais são reaproveitados, além de diminuir o acúmulo de resíduos nos aterros e a poluição do meio ambiente, economiza-se energia, água e outros recursos gastos na produção de mais bens.

Se as dúvidas surgem na hora de definir o destino dos resíduos que serão descartados é importante saber que ao descartar cada objeto em seu lugar adequado, facilitamos a coleta seletiva feita pelos catadores. Portanto, se você mistura a sobra do almoço com plásticos e papéis, está contaminando os itens que poderiam ter outras utilidades.

reciclagem_Helvio_Romero_AEA dica é separar apenas os recicláveis dos não recicláveis. Por isso, é mais interessante ter dois recipientes com esta finalidade. Vale ressaltar que guardanapos usados, caixas de pizza ou embalagens muito engorduradas não vão para o recipiente de “recicláveis”. Isso porque as suas propriedades já foram muito alteradas. Porém, uma maneira simples de colaborar é lavar potes de iogurte, copos de plásticos, embalagens de leite, entre outras. Assim, eles ficam prontos para entrar no processo da reciclagem.