Chega o fim de ano e todos começam a pensar no que fez e deixou de fazer no ano que passou. E aí é quando os supersticiosos começam a procurar por simpatias para transformar 2013 um ano melhor.
Quem vai passar o Réveillon na praia tem inúmeras simpatias para praticar. Umas delas, e talvez a mais popular é presentear a rainha dos mares na virada do ano. A Iemanjá é uma divindade da Umbanda e do Candomblé e presenteá-la com flores significa atrair a sorte. Mas não jogue as flores aleatoriamente – entregue cravos e rosas brancas nas ondas – como um verdadeiro agrado. Nesse momento esvazie a mente e peça que a deusa arraste todos os problemas para o fundo do mar e devolva, através das ondas, um futuro melhor.
Outras simpatias, para quem é supersticioso também podem funcionar. Veja:
Pular as sete ondas
A tradição de pular ondas chegou ao Brasil com a ajuda da cultura africana que está ligada ao Camdomblé e à Umbanda. O número sete é considerado um místico e isso ajuda a invocar os poderes de Iemanjá, que abre os caminhos e dá força para encarar os desafios do novo ano. Mas uma dica: não vire de costas para o mar depois de realizar o ritual, pois a sorte pode virar também.
Comer lentilhas
O grão, quando cozido, aumenta de tamanho, o que significa fartura segundo algumas culturas da antiguidade. Saborear a lentilha, portanto, atrai a riqueza. Uma colher de sopa do grão é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fatura à mesa. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes.
Sementes de Romã
Se o objetivo é atrair dinheiro em 2013, corte a romã em sete pedaços, coma cada uma delas mentalizando fortuna e guarde as sementes dentro da carteira durante o ano todo. Por causa da grande quantidade de sementes, a fruta é historicamente associada à prosperidade e à riqueza.
Comer 12 uvas
A uva também é associada à fartura. Os vinicultores italianos e portugueses trouxeram para o Brasil o costume de guardar sementes da fruta para atrair a prosperidade. Comer 12 uvas na virada e guardar os caroços garante um ano próspero financeiramente. 12 uvas representam os 12 meses que formam o ano.
Para a ceia do Réveillon escolha peixe e porco
Segundo a tradição popular, a carne de porco é a mais indicada para a ceia do Réveillon – o animal fuça e empurra a terra para frente, uma alusão ao progresso de vida. Como o peixe nada para frente ele também é outra opção para o cardápio. Em contrapartida, o consumo de aves não é recomendado, pois elas ciscam para trás, o que pode atrair regressos.
Brinde
Por serem feitos a partir da uva, o vinho e a champanhe também são aliados da fortuna. Com uma taça na mão, dê três pulinhos (sem derramar nenhuma gota!). Jogue toda a bebida para trás para tudo o que for ruim ficar no passado. E outra dica: guarde a rolha da garrafa do champanhe que estiver tomando, para levar consigo sorte e prosperidade.
Banho de sal grosso
Há muito tempo ao redor do mundo todo é atribuído ao sal poderes energéticos: ele purifica os ambientes, traz alegria e gosto à vida, afasta o mau-olhado e deixa a casa a salvo das energias negativas. No último banho do ano, jogue sal grosso do pescoço para baixo para eliminar a inveja e toda a negatividade.
Agora é só escolher a melhor simpatia e acreditar em um ano melhor. Mas vale lembrar que a mudança para um 2013 mais virtuoso deve partir de você.