Tirar CNH em Libras pode se tornar um sistema modelo para o País

A ideia partiu da FCEE juntamente com o apoio da Assembleia de Santa Catarina

·
Atualizado há 12 anos

Secretario_de_Seguranca_Publica
Foto: Alesc

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência,articula um convênio com o Poder Executivo para a produção de vídeos em língua brasileira de sinais (Libras) que atendam às necessidades dos surdos no processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A proposta consiste na produção de material em vídeo que facilite o acesso dos surdos à prova teórica de habilitação dos motoristas a ser aplicada pelo Detran.

A iniciativa partiu da Associação de Surdos de Florianópolis, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) vai contribuir com os intérpretes de Língua de Sinais e o Detran vai oferecer o banco de questões para gravação. A parceria também inclui o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), que será responsável pela inserção das questões em vídeo no Detran.

O convênio também deve realizar cursos de capacitação em Libras para funcionários do Detran e dos Ciretrans, além de médicos e psicólogos envolvidos no processo de habilitação. Segundo a presidente da FCEE, Rose Bartucheski os capacitadores serão cedidos pela Fundação. “Este será um curso para a comunicação básica. Representará um salto maravilhoso de qualidade no serviço. Queremos que a sociedade faça a inclusão, e isso só se dará plenamente quando ela conseguir se comunicar e entender as pessoas com deficiência.”

O estado de Santa Catarina possui cerca de 17 mil surdos e o sistema pode ser tornar referência no País.