Por Mariana Honesko
Não chega a ser um desafio de gigantes mas o confronto entre União da Vitória e Curridabat, da Costa Rica, promete ser interessante. Se depender da vontade dos empresários, comerciantes e órgãos municipais, a cidade paranaense deve, de novo, sair campeã de mais uma edição do Dia do Desafio.
Entusiasmo e espírito esportivo marcaram o lançamento da etapa. Nesta manhã de sexta-feira, 23, o Sesc, que comanda o evento desde 1997, apresentou o cronograma da ação em um café da manhã para a imprensa e envolvidos com as medidas de mobilização na cidade. Até quarta-feira, quando o Dia do Desafio acontece, prefeituras, núcleos e entidades sociais, vão criar atividades que convidam a comunidade para 24 horas distintas.
Na campanha, vale tudo para garantir que a cidade se mova e apenas 15 minutos para tornar a vitória palpável. “Na verdade, o Dia do Desafio não estimula a competição. Todo mundo ganha. Quando as pessoas se movimentam mais, começam na prática esportiva, o número de pacientes nos hospitais diminui, a saúde ganha”, afirma o técnico de atividades da unidade de Ponta Grossa do Sesc, Lucas Chaves.
Na prática, alguém terá que vencer e, de acordo com o roteiro, é campeã a cidade que percentualmente tiver a maior participação. É justamente por dispensar a quantidade de tempo dedicação às ações esportivas que o sorteio, realizado previamente no Sesc de São Paulo, coloca frente a frente municípios de tamanhos e população similares. Na região, além de União da Vitória, oito cidades participam da proposta. Os desafiantes de Mallet, Antônio Olinto, São João do Triunfo e São Mateus do Sul serão divulgados pela entidade na próxima semana.
Ação em números
O Dia do Desafio é mundial. Ele nasceu no Canadá, em 1983 e caiu na graça dos brasileiros em 1995. A edição é anual e a de 2011, tida como histórica: na ocasião, 348 países participaram. No ano passado, na América Latina, 22 países abraçaram a causa. No Brasil, o Dia mobilizou mais de duas mil cidades e 35 milhões de pessoas. No Paraná, o desafio de 2013 mexeu, literalmente, com o cotidiano de 347 municípios.
Como registrar a participação
A partir da meia-noite do dia 28, o telefone, 0800 643 6690 e o site, www.sescpr.com.br, estarão disponíveis para o registro de participação. Quinze minutos já são válidos. Neste período, vale tudo e especialmente, o abuso da criatividade. “Em Rio Azul, o pessoal fez uma atividade tão boa que vale até agora. É o ‘Mexe Mexe’, onde as escolas fazem atividades físicas toda semana, sempre depois da hora cívica, exemplifica Chaves.
Neste quesito, União da Vitória não fica para trás. Há alguns anos, membros da Terceira Idade puxaram por alguns metros um avião, no aeroporto José Cleto. Em outras edições, grupos reuniram-se embaixo de neblina, nos primeiros minutos da competição, na praça Coronel Amazonas. Quem não tem como participar da mobilização, pode ousar em casa mesmo: faxina, dança e mutirão com os vizinhos também são bem-vindos.
(Cidade e habitantes)
União da Vitória, 55 mil, x Curridabat, Costa Rica, 65 mil
Porto Vitória, 4.020 x Presidente Nereu (SC), 2.284
Paulo Frontin, 7.230 x Campestre da Serra (RS), 3.247