União da Vitória vai renovar contrato com a Sanepar por 30 anos

·
Atualizado há 11 anos

saneparDepois de alguns anos sem contrato a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai ter seu contrato renovado em União da Vitória. Porto União já assinou a renovação. A Câmara de Vereadores de União da Vitória aprovou em reunião extraordinária, em turno único, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 125/2013, que autoriza o Poder Executivo a estabelecer com o Governo do Estado do Paraná a gestão associada para a prestação, planejamento, regulação e fiscalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em União da Vitória. De acordo com o PLO, o Poder Executivo fica autorizado a firmar contrato com a Sanepar pelo prazo de 30 anos.

Projeto de Lei

Por ser um contrato de longo prazo, os vereadores e o prefeito buscaram garantir alguns benefícios ao município. O Projeto de Lei, que já estava tramitando nas comissões permanentes, foi retirado da pauta no dia 15 de julho a pedido do Poder Executivo para corrigir alguns itens e voltou para o Legislativo no final do mês. Os vereadores pediram informações e enviaram sugestões para a confecção do contrato. O Secretário de Administração de União da Vitória, Eraldo Antônio de Castro disse que o município quer garantias de investimentos e aumento dos índices de saneamento básico. Outra reclamação é do Planejamento. Ruas recém asfaltadas são quebradas e não recuperadas, ficando para trás buracos, ondulações e muita reclamação.

Para o prefeito Pedro Ivo Ilkiv foi preciso constar em contrato, obras e serviços necessários para o município, como o aumento na rede de esgoto “Hoje menos de 20% da cidade é atendido com esgotamento sanitário. Queremos a ampliação e a garantia de abastecimento nos pontos mais altos do município, solução efetiva, como novas tecnologias para resolver o problema existente no São Bernardo, Bento Munhoz, entre outras prioridades que foram solicitadas”, declarou o prefeito. Além disso Pedro Ivo requereu um amplo estudo de novas fontes para captação de água.

O presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Jarentchuk presidiu reunião extraordinária, que foi realizada na noite de segunda-feira, 5, onde o PLO foi discutido e aprovado por unanimidade dos vereadores presentes. A matéria agora segue para o Poder Executivo para ser sancionada pelo prefeito.