Você conhece a Rede Feminina de Combate ao Câncer?

·
Atualizado há 9 anos

Rotina, essa pequena palavra é o caminho seguido por pessoas em todo o mundo… Acordar, comer, trabalhar, fazer academia, dormir e por ai vai. Muitas pessoas passam anos construindo hábitos que levam consigo dia a dia, mas e se de repente você soubesse que alguma coisa vai mudar radicalmente a sua vida e consequentemente afetar a sua família? É isso que acontece quando pacientes são diagnosticados com câncer, uma doença cruel que não escolhe idade, gênero ou classe social.

Existem casos de pacientes com tipos raros de câncer, outros tantos tão comuns que estão estampados em campanhas preventivas, mas independente das particularidades os pacientes diagnosticados com essa doença sabem que em breve uma luta mortal será travada.

É ai que entra a Família da Rede Feminina de Combate ao Câncer, um grupo de pessoas que de forma voluntária caminha junto aos pacientes nesse momento tão delicado.

O que poderia ser um caminho solitário e assustador, desde o diagnóstico ate as sessões de quimioterapia e radioterapia, passa a ser uma grande lição de fé, amor e esperança.

Há mais de 18 anos atuando em União da Vitória e Porto União, com aproximadamente 80 voluntárias e um voluntário, a Rede Feminina vem conquistando seu espaço. Atualmente são mais de 1380 pacientes cadastrados com diversos serviços prestados.

Mesmo antes do diagnóstico, o acompanhamento psicológico já é disponibilizado gratuitamente. Após a confirmação da doença, o paciente conta com o acompanhamento da Rede, que faz visitas a eles, oferece grupos de fortalecimento de vinculo, grupo de Yoga, curso de culinária e artesanato, ainda acompanhamento nutricional e psicológico e se necessário também para a família.

Aos pacientes que recebem o tratamento oncológico no Hospital de Caridade São Braz é feito o acolhimento e acompanhamento com visitas. Alem destes trabalhos são entregues mensalmente fraldas e cestas básicas.

Todas essas atividades são mantidas por meio do “Brechó da Bebel”, onde aproximadamente 70% das despesas são pagas com as vendas de roupas, calçados e móveis.

O Brechó mantém o seu estoque com doações, que passam por uma triagem, onde as peças estragadas são concertadas na própria casa, antes de irem para a venda, são lavadas e higienizadas. Todos os produtos são vendidos a preços simbólicos, incluindo uma sessão de R$ 1.

Segundo a Presidente Márcia Caus Martins, toda ajuda é bem vinda, por isso se você quer ser um voluntário da Rede Feminina de Combate ao Câncer, basta ir a Sede que fica na Rua Cel.João Gualberto, nº300 no centro de União da Vitória, ou entrar em contato pelo telefone (42) 3522-7060. Sua doação, estará ajudando a Rede Feminina a dar continuidade a esse trabalho.

Fotos: Lu Calistro