O Yachthouse by Pininfarina, conjunto de duas torres residenciais erguido pela Pasqualotto & GT, será inaugurado até dezembro do próximo ano, em Balneário Camboriú, cidade do litoral de Santa Catarina. O prédio de 81 andares, que correspondem a 281 metros de altura, alcançou oficialmente o primeiro lugar no ranking de maiores edifícios da América Latina, se consideradas as características de empreendimento exclusivamente residencial.
A obra de mais de R$ 200 milhões, já em fase de acabamento, tem design assinado pela Pininfarina, empresa italiana responsável por projetos de luxo para marcas como Ferrari, Maserati e Rolls Royce. Com promessa de ser habitado por personalidades, uma das coberturas foi comprada, ainda na planta, pelo jogador Neymar Jr.
Concluída a construção do heliponto, que ocupará o topo das torres, começa a colocação dos vidros e acabamentos internos. O elevador do edifício também é destaque: será o mais rápido do país, podendo percorrer os andares em menos de um minuto. A Atlas Schindler desenvolveu o modelo para prédios residenciais e a nova tecnologia fará sua estreia no Yachthouse. O sistema tem capacidade de deslocamento recorde de seis metros por segundo. Ao todo, serão instalados 22 elevadores, nas duas torres.
A fachada dos edifícios é uma das etapas mais ousadas do gigantesco projeto desenvolvido pela Pasqualotto & GT. A aplicação da pele de vidro exigiu uma central de montagem para garantir a colocação perfeita dos mais de 32 mil metros quadrados de vidro e das 830 toneladas de alumínio. “A instalação se compara a um lego, onde o painel de baixo contempla perfis que fazem a ligação com o painel superior”, explica o engenheiro da incorporadora. O uso da pele de vidro é considerado sustentável, pois oferece excelência térmica, reduzindo o uso de equipamentos de climatização.
A Pasqualotto & GT possui outros empreendimentos by Pininfarina. A empresa que valoriza o crescimento do turismo de Balneário Camboriú, chamada de “Dubai brasileira”, planeja novos projetos e ampliação imobiliária de luxo no litoral catarinense.
No ranking de arranha-céus mais altos da América Latina figuram o Chile, em primeiro lugar, com o Gran Torre Santiago, edifício que inclui duas torres de escritórios, dois hotéis e um shopping center. O prédio de 300 metros de altura proporciona uma das vistas 360° mais impressionantes da capital chilena e da Cordilheira dos Andes, a partir do mirante chamado “Sky Costanera”, instalada nos últimos andares do complexo.
O segundo lugar da lista, por ordem de altura, é ocupado pelo Bahia Grand Panama, que tem 284,4 metros e está localizado em Punta Pacifica, região à beira mar da Cidade do Panama. O arranha-céu é dividido entre condomínio residencial e hotel, além de abrigar uma área comercial, restaurantes e um cassino. Além do Chile, a maioria dos edifícios que ocupam a lista dos mais altos da América Latina estão localizados no Panamá, México e Brasil, com algumas menções para Colômbia, Argentina e Venezuela.