Na noite de sexta-feira, 19, durante o evento em comemoração ao aniversário de 21 anos da Uniguaçu, um anúncio surpreendente marcou, mais uma vez, a história da Instituição: Uniguaçu agora é Ugv!
Já consolidada como centro de referência e excelência de ensino, iniciação à pesquisa e extensão, participando ativamente do processo de desenvolvimento regional, firmando-se como Centro Universitário e expandindo sua abrangência, a Uniguaçu agora começa a escrever um novo capítulo.
Ao completar 21 anos da sua fundação em União da Vitória, o Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu) apresentou à comunidade o seu novo nome: Ugv – Centro Universitário.
“Agora são apenas três letras, capazes de sintetizar toda a trajetória de anos de esforços contínuos para transformar a realidade da região, sempre valorizando o que está em seu slogan, o Ensino pra Valer e Compromisso Social”, explica o reitor da Instituição, Professor Edson Aires da Silva.
A novidade foi anunciada às 20h, no salão nobre Prof. Dr. Wilson Ramos Filho, para os colaboradores e professores da Instituição, autoridades regionais e profissionais da imprensa. Na mesma oportunidade, em um segundo momento, o reitor também contou que o grupo está feliz em assumir um novo desafio em Canoinhas: a fusão da Faculdade e Escola Técnica Dama com a Uniguaçu (agora Ugv). Brevemente ele explicou que a Instituição passará a gerir a Faculdade e Escola Técnica Dama, e que isso deve trazer ainda mais cursos e desenvolvimento para a região de Canoinhas.
Em seguida, o público presente foi encaminhado ao Edifício Francisco Clève para mais uma notícia surpresa: a inauguração de um novo setor chamado Check-in Ugv, que ficará responsável pelo atendimento exclusivo às pessoas que desejam ingressar na instituição.
O anúncio para acadêmicos e público em geral aconteceu mais tarde, no Centro de Eventos da agora Ugv, durante a “Festa das Atléticas + B-Day 21 anos Uniguaçu”, que, segundo a organização, foi um sucesso. As Associações Atléticas Acadêmicas da Instituição, cinco DJs e a Banda Tulipa atraíram um público de mais de 3 mil pessoas.
“Esse é mais um passo que damos à frente, porque sabemos que somos capazes de continuar crescendo. E esse passo marca justamente os 21 anos de existência, de ensino de qualidade e comprometimento social, então decidimos atualizar”, afirma o reitor.
Durante seu discurso, o reitor lembrou da trajetória da Instituição, que começou com dois cursos de graduação, e, que com a dedicação de seu corpo docente e quadro técnico-administrativo ao longo dos anos, consolidou-se como centro de referência e excelência de ensino superior.
“Ao Grande Vale do Iguaçu hoje apresentamos o que nos tornamos: adultos com a energia e a vitalidade dos jovens que circulam diariamente pelos nossos corredores”, complementa.
Uma história escrita com amor e zelo
A então “Faculdade Uniguaçu” passou por muitas transformações desde sua fundação, em 2001. Cresceu com a comunidade, se atualizou com novas tecnologias e evoluiu enquanto instituição de ensino.
Sem dúvida seu amadurecimento está atrelado a todo desenvolvimento ocorrido em União da Vitória, Porto União e toda região, a qual participa diretamente.
Depois de firmar-se como Centro Universitário e expandir sua abrangência, a Uniguaçu, agora Ugv, começa a escrever uma nova fase da história.
“É importante dizer que a Uniguaçu que conhecemos não está só mudando a página, mas também não está trocando de livro. A Uniguaçu que conhecemos está escrevendo um novo capítulo”, conta o professor Edson.
Inovando e quebrando paradigmas
Foi assim que os gestores da Instituição viram a oportunidade de buscar um nome mais simples e único. O rebranding da marca foi desenvolvido pela equipe de Comunicação e Marketing da Instituição, que alerta:
Ugv não é uma sigla, é um nome próprio!
Reforçando a ideia de que um nome e um logotipo devem representar a “alma” de uma empresa, o novo conjunto traz uma postura mais jovem, dinâmica, simples, criativa e descontraída, características marcantes dos acadêmicos e clima organizacional do Centro Universitário.
“Propositalmente o nosso Ugv não é escrito inteiro em letras maiúsculas, como sugerem as regras gramaticais da Língua Portuguesa para siglas de até três letras… Ugv é um nome que resume tudo, carrega a história da nossa Uniguaçu. Simboliza também o crescimento da parte acadêmica: a letra U traz um espírito de Universidade, mesmo que ainda sejamos um Centro Universitário. As letras G e V simbolizam o Grande Vale do Iguaçu, passando a mensagem do crescimento da Instituição em sua expansão territorial”, esclarece o reitor do Centro Universitário.
Em textos deve-se usar assim: Ugv, com somente o U maiúsculo. Já no logotipo, fazendo uso da liberdade artística na criação da nova identidade visual, e considerando que o novo nome “Ugv” não é uma sigla, a tipografia é apresentada toda em letras minúsculas, o que reforça a sensação de simplicidade, atualidade, ludicidade e criatividade.
A equipe de Comunicação e Marketing destaca que diversas empresas utilizam letras minúsculas em seu logotipo. Exemplos são: Globoplay, Portal G1, Amazon e Adidas.
A “pomba” continua
Convictos de que o aperfeiçoamento é o resultado da experiência do passado, o ícone que acompanha o “ugv” no logotipo se mantém, pois foi criado há 21 anos para a então “Faculdade Uniguaçu”. Com alguns detalhes ajustados, como a suavização das curvas, reajuste na proporção dos elementos e retirada de cantos pontiagudos, o símbolo continua sendo a representação das montanhas sobrepostas ao rio Iguaçu, em formato de ferradura, que abraçam a estrela na posição exata da Instituição no mapa.
Para continuar crescendo com ensino pra valer e compromisso social
“Mudamos o nome, mas os nossos valores continuam os mesmos: autonomia, cidadania, comprometimento social, ética e respeito à diversidade nunca deixaram de fazer parte do nosso cotidiano”, reforça o Vice-reitor e Pró-Reitor Acadêmico, prof. Mateus Cassol Tagliani.
Já o Pró-Reitor de Planejamento e Administração, professor Hilton Tomal, destaca que “o mundo atual, com todas as mudanças de pensamento, de comportamento, de consumo, de cultura, nos impulsionou a buscar novas formas para atender as necessidades dos acadêmicos”.
A criação do Check-in aconteceu especialmente para acolher os ingressos do Ugv – Centro Universitário. O novo setor irá funcionar como uma Central de Relacionamento, e será responsável por comunicar, atrair e ajudar as pessoas a criarem o seu “passaporte de entrada” para o ensino superior.
Todas essas mudanças e novidades marcam o aniversário de 21 anos de existência da Instituição que, mais moderna e atual, continua a sua caminhada na educação superior, sem medir esforços para entregar excelência no ensino e manter a missão de contribuir com o desenvolvimento da região.
“A Instituição trocou de nome, mas continua com a mesma essência de sempre. Agora somos Ugv e continuamos crescendo juntos. Vem muita coisa boa aí para os próximos anos”, completa o reitor professor Edson.