Reunião debate solução definitiva para a BR-476

Estado do Paraná pede a delegação do trecho entre União da Vitória e São Mateus do Sul. Governo Federal acredita que esse modelo demandaria muito tempo

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Atualizado há 6 meses

Ocorreu na tarde desta quarta-feira, 22, uma reunião virtual entre representantes do Ministério dos Transportes, deputados federais e estaduais, prefeitos dos municípios da Amsulpar, empresários, representantes de associações, entre outros, para tratar de um assunto que há muito tempo demanda uma solução definitiva: a condição precária da BR-476, especialmente o trecho entre União da Vitória e São Mateus do Sul.

br-476

O deputado federal Tadeu Veneri iniciou os trabalhos ressaltando a necessidade de se chegar a um consenso. O Governo Federal, através de seus representantes na reunião, e também do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Paraná, Hélio Gomes da Silva Junior, destacou que o Dnit está disposto e programado para fazer as obras desde o final do ano passado. Porém, a obra do Dnit seria realizada em pavimento flexível (asfalto). Por outro lado, o Governo do Paraná gostaria que houvesse uma delegação do trecho da BR-476 para que o Estado possa realizar uma obra em whitetopping, conhecido como concreto, a exemplo do que vem sendo feito em outras rodovias que cortam o Estado.

O deputado estadual, Hussein Bakri, reforçou essa posição. “Com toda a humildade, por se tratar da minha região, o governador Ratinho Junior me autorizou a dizer o seguinte: o Estado do Paraná se compromete a fazer a rodovia, tem recursos e entende que é a melhor solução, a mais duradoura. Agora, antes do ‘sim’ do Ministério dos Transportes, nós não podemos avançar, até em respeito ao Governo Federal. É uma obra de mais de R$ 400 milhões, é uma oportunidade de resolvermos o problema”, comentou Hussein Bakri.

O deputado federal Toninho Wandscheer também se pronunciou em diversos momentos da reunião. “Tem que definir quem vai fazer para que essa obra saia logo do papel. Se o Governo Federal fizer, o Estado recua. Se achar por bem repassar ao Estado, o governo estadual assume e faz a obra acontecer”, disse.

O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Fernando Furiatti, garantiu que o Paraná está apto para fazer a obra em whitetopping. “Se o Governo Federal quiser fazer a delegação ao Estado, nós tocamos o projeto. Estamos aptos a receber o projeto e fazer a licitação via Estado do Paraná. Nas obras que estamos fazendo com esse sistema (concreto), estamos provando que é muito mais vantajoso pela questão da manutenção”, avaliou.

O deputado federal Tadeu Veneri declarou: “Nós ficamos muito tempo buscando recursos para essa obra, agora parece que tanto o Governo Federal quanto o do Estado têm os recursos necessários, acho que isso é o mais importante, essa obra precisa e vai sair”.

George Santoro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes, e Fabrício Galvão, diretor-geral do Dnit, defenderam que uma delegação ao Estado demoraria demais por conta das questões burocráticas e tiraria a celeridade do processo.

Por fim, George Santoro se comprometeu a levar todo o debate até o Ministro dos Transportes, Renan Filho, que não pôde comparecer à reunião, para que ele tome a decisão final junto à sua equipe técnica. “No mais tardar em uma semana a gente traz a posição do ministro”, finalizou Santoro.

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