Um breve histórico de uma longa vida

Foto: Arquivo

67 anos nos separam. Eu, com 35 anos de idade, presenciei duas grandes enchentes no Vale do Iguaçu, levantei a faixa de impeachment para uma presidente e, mais recentemente, vejo o avançar no mundo de uma pandemia, da mesma forma linear que a ciência luta para evoluir na velocidade que se propagam as mutações deste vírus letal.

 

Ele, prestes a completar 102 anos, vivenciou guerras e testemunhou o avanço da tecnologia, ciência, cultura e sociedade.

 

Muitos dos acontecimentos que marcaram a história mundial, nacional e local foram lidos por ele nas páginas de O Comércio. A história eternizada em fatos, transparência e contexto. Guerino Massignan é um dos nossos assinantes mais antigos e nos acompanha até hoje, se mantendo atualizado dos principais acontecimentos do Vale do Iguaçu.

 

Não nos conhecemos pessoalmente. Fomos impedidos pelo distanciamento que o momento impõe. Contamos com a ajuda da tecnologia. Por meio do aplicativo de celular foi feito o contato com a família. Foi sua filha Léa que relatou detalhadamente as informações contidas neste texto.

 

Origem italiana

 

Nascido em 1919 no município gaúcho de Nova Bassano, Guerino é filho de José Massignan e Genoeffa Sanvido Massignan. Neto de Romano Massignan e Maria Daisotti, provenientes da Montecchio Maggiore, Vicenza, região do Vêneto, na Itália, dos quais recebeu a cidadania italiana.

 

Ainda pequeno se mudou com a família para Joaçaba (SC). Residindo em União da Vitória, criou raízes sólidas de família, amigos e trabalho.

 

Participação na sociedade

 

Buscar informações sobre o senhor Guerino é encontrar fatos que se entrelaçam com a própria história do Vale do Iguaçu. Por um longo período, ele realizou diversas atividades profissionais, como comerciante, industrial e também no agronegócio.

 

Construiu um forte relacionamento profissional, pessoal e em trabalhos comunitários. Destaque para sua participação, ao lado de seu irmão Severino, na construção do Hospital Regional. Empresta seu nome ao Condomínio Residencial Guerino Massignan, em União da Vitória. Foi vereador em um período em que o exercício da função não era remunerado. Atuou com tenacidade e sempre demonstrou o amor que sente pelas cidades gêmeas que o acolheram.

 

 

Família

 

Casou-se com Antônia (já falecida). O casal teve três filhos: Sérgio, Nelson e Léa. Mais tarde, a família cresceu. São 11 netos e 14 bisnetos. Pessoa de forte sentimento familiar, Guerino representa para os familiares o modelo do patriarca amoroso, conciliador e conselheiro.

 

 

Foto: Arquivo

 

Possuidor de firme convicção religiosa e da sua fé católica, ainda que à distância devido à pandemia, não deixa de acompanhar, semanalmente, as cerimônias religiosas por meio da televisão.

 

Senhor Guerino, mesmo sentindo o peso que a idade lhe impõe, enfrenta, segundo os familiares, seus dias com simplicidade e tranquilidade, em sua casa, com o sentimento de dever cumprido como pai e cidadão.

 

 

Voltar para matérias