Autorizado funcionamento do curso de Direito na Unespar
Foi assinada na segunda-feira, 06, a autorização governamental para implantação do curso de direito na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus de União da Vitória. O curso terá duração de cinco anos, com 40 vagas anuais ofertadas no turno matutino. A expectativa é de que o vestibular para ingresso da primeira turma aconteça já no segundo semestre de 2022.
O novo curso tem como ênfase formativa, segundo a Unespar, o compromisso compartilhado e a participação coletiva na promoção e monitoramento de políticas públicas de proteção dos Direitos Humanos, considerando o desenvolvimento humano e regional; a universalização de direitos em um contexto de desigualdades; o acesso à justiça e o combate a todas as formas de violência, buscando pela educação, uma sólida cultura em Direitos Humanos.
A solenidade contou com a participação do superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, da reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, do diretor do campus de União da Vitória, Alcemar Martello, da vice-diretora, Kellen dos Santos Junges, da pró-reitora da Prograd, Marlete Schaffrath, do pró-reitor da Progesp, Valderlei Garcia Sanches, do ex-deputado Hussein Bakri e do deputado estadual Tadeu Veneri, que participaram ativamente do processo de implantação do curso em União da Vitória, além de agentes universitários, docentes e integrantes da comunidade externa.
“É um dia histórico hoje para Unespar campus de União da Vitória, para a cidade de União da Vitória e para toda a região porque nós estamos aqui, poucos dias depois de uma audiência pública em que esse assunto foi discutido, anunciando oficialmente a autorização já com o decreto assinado. Será publicado com a data de hoje com o governador em exercício Darci Piana (PSD) (…) autorizando a oferta do curso de Direito aqui em União da Vitória. 40 vagas anuais. É o primeiro curso público de direito aqui da região. No entorno não há nenhum curso de direito gratuito, portanto é uma importante conquista em que toda a população vai se beneficiar”, comentou Aldo Bona, que também destacou que “a autorização do Governador Ratinho Júnior (PSD) para a oferta do curso de Direito no campus de União da Vitória é mais um resultado da organização institucional a partir do estabelecido pela Lei Geral das Universidades. É fruto do exercício da autonomia universitária em sua plenitude, com parâmetros claros de financiamento por parte do Governo do Estado”.
Para a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, a oferta do curso de Direito constitui uma resposta da Universidade ao anseio da comunidade de União da Vitória e região. “A Unespar vive hoje um momento de visível crescimento institucional com a autorização pelo governo do estado de vagas para a realização de concursos públicos para docentes e agentes universitários. O anúncio da autorização do funcionamento do curso de Bacharelado em Direito no campus de União da Vitória é um marco histórico para a Unespar, pois será o primeiro curso público e gratuito que atenderá a população da cidade de União da Vitória e mais de vinte municípios da região tanto do Paraná, como de Santa Catarina. Expressamos nossos parabéns à equipe diretiva do campus, às e aos docentes envolvidos na elaboração da proposta, a assessoria da Prograd e expressamos nossa gratidão ao professor Aldo Bona e aos deputados Hussein Bakri e Tadeu Veneri pelo fundamental apoio para que o dia de hoje fosse possível.”
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
O diretor do campus, Alcemar Martello, salientou que a implantação do curso do campus de União da Vitória é uma resposta aos pedidos da comunidade. “A autorização do funcionamento do bacharelado em Direito para o campus de União da Vitória da Unespar, consolida o atendimento aos anseios da população com a implantação de um curso que contempla as demandas originadas nas audiências públicas realizadas com a comunidade. O enfoque em Direitos Humanos apresentado pelo curso, proporcionará um grande passo para o desenvolvimento social e humano da região do Vale do Iguaçu. É importante ressaltar que esta é uma conquista da comunidade acadêmica, de representantes do governo e principalmente dos moradores da região, que apoiam o crescimento da Unespar, como uma instituição pública, gratuita e de qualidade”.
O ex-deputado estadual e ex-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Hussein Bakri (PSD) comemorou a aprovação do curso. “Estou muito contente com essa conquista. E só para dizer a você do sul do Paraná: comemore. Nós não vamos ficar atrás de ninguém em nada, o que tiver no Paraná vai ter aqui. O que tiver nas outras regiões vai ter aqui. Vocês podem confiar em mim”.
O deputado estadual Tadeu Veneri (PT), que é natural de União da Vitória e também participou dos trâmites para a implantação do curso, relatou, em nota, sua satisfação e esperança de que o curso ajude a mudar a realidade da região. “A educação não muda o mundo, muda as pessoas. As pessoas mudam o mundo e por meio da educação vamos mudar União da Vitória e a região centro sul do Paraná”.
Atualmente, a Unespar campus de União da Vitória oferta nove cursos de graduação e cinco cursos de pós-graduação. O curso de Direito será o primeiro na modalidade Bacharelado ofertado pelo campus. A Unespar é a terceira maior universidade Estadual do Paraná, oferta mais de 70 cursos de graduação e possui mais seis campi em Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá e Paranavaí, com mais de 12 mil estudantes de graduação e pós-graduação.
Voltar para matérias