“Sou voluntária e o trabalho é gratificante para o coração”
Para Zeneide de Paula Ferreira não existe dia ruim. Ela é a faceirice em pessoa. De conhecimento sem igual sobre os produtos que comercializa, ela esbanja vitalidade. Com os seus 62 anos, sendo 26 deles dedicados ao voluntariado da Associação Pastoral da Saúde do Vale do Iguaçu, ela mora na rua Professora Amazília, pertinho do quiosque em que a entidade atende à população, na Praça Visconde de Nácar, na área central de União da Vitória. Entre as suas alegrias durante o dia está o atendimento ao público, por meio de cumprimentos cheios de vida e disposição.
Das quatro pastorais de saúde existentes em União da Vitória, Zeneide fica concentrada no atendimento na sede. Atualmente ela é a presidente da entidade que comercializa produtos naturalmente preparados à comunidade, não apenas no Vale do Iguaçu, mas também das cidades vizinhas. “Sou voluntária e o trabalho é gratificante para o coração. Temos desde chás, pomadas, às energias positivas a quem nos procura. Intuito é passar energia uns para os outros”, disse.
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
Com a missão de colaborar com a vida humana a entidade tem uma atuação muito próxima da comunidade. As voluntárias trabalham com a limpeza do ouvido, que conta com um cone e fogo na ponta sendo a parte mais fina do cone na entrada do ouvido e, em seguida, acende-se a outra extremidade; assim que o fogo consome todo o oxigênio contido no interior do cone, inicia-se um suave processo de sucção. “O cone está entre os produtos mais procurados juntamente dos chás, pomada de calêndula e de própolis”, conta.
De acordo com Zeneide o lucro arrecadado é usado para manter as pastorais dos bairros, doações para as pessoas carentes e o pagamento de quem é funcionário da entidade que não possui parcerias públicas e não é ligada a religião.
Como tudo começou
Segundo Zeneide a entidade surgiu de maneira despretensiosa. Foi no bairro Cristo Rei, em União da Vitória, durante um encontro do Clube de Mães, que tudo aconteceu. “Naquela ocasião a irmã Luiza Forte reunia as mulheres para a confecção de artesanato e elas passaram a falar sobre chás e outras receitas naturais. A irmã Luiza percebeu que seria interessante e importante apresentar o conhecimento sobre a fitoterapia à comunidade. A entidade foi nascendo”.
A Associação foi crescendo em número de colaboradores, possui CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e também o seu estatuto. “Deixamos de ser pastoral e nos tornamos Associação Pastoral da Saúde. Ofertamos mais de 200 variedades de ervas que são embaladas, identificadas com o nome e o prazo de validade”.
Os produtos são preparados em um laboratório que fica na Escola Oficina no bairro Rio d’Areia. Em seguida, as ervas são distribuídas nas unidades de atendimento da Associação. Os valores são acessíveis à todos. “A fitoterapia tem positiva atuação nos tratamentos de saúde e apresenta outros benefícios, como a sua composição natural”, explica.
Serviço
A Associação Pastoral da Saúde atende de segunda a sexta-feira. Informações e agendamentos podem ser feitas pelo telefone (42) 3523-1920. O quiosque da Pastoral fica localizado na praça Visconde de Nácar, próximo ao terminal urbano de União da Vitória.
Voltar para matérias