Há duas décadas “O Guia dos Curiosos” desperta o interesse do público

Curiosidade mata? No caso de Marcelo Duarte  não; ele está bem, vivíssimo. Um dos maiores curiosos do País admite que a sua paixão é compartilhar tudo o que aprende com o próximo. Marcelo é o autor da série “O Guia dos Curiosos”, lançada em 1995. Além deste, ele possuiu 30 livros publicados, incluindo romances para a coleção “Vaga-Lume”. É também sócio-fundador e diretor editorial da Panda Books, fundada em 1999.

Há duas décadas “O Guia dos Curiosos” desperta o interesse do público

Marcelo Duarte, autor de O Guia dos Curiosos. Foto: arquivo pessoal

Na manhã do sábado, 25, Marcelo concedeu entrevista para as redes integradas da CBN Cascavel e CBN Vale do Iguaçu durante o programa Revista CBN. De acordo com Olga Bongiovanni, apresentadora e jornalista, há duas décadas O Guia dos Curiosos desperta o interesse do público, inclusive o dela, sendo um de seus livros de cabeceira.

Lançado em 10 de maio de 1995, o almanaque mudou a vida de Marcelo. De imediato ele foi convidado para uma entrevista no programa “Jô Soares Onze e Meia”, talkshow exibido na época durante as noites pelo SBT. Era o auge do programa. “Muitas pessoas passaram a falar do meu livro na rua. Percebi que o assunto era a minha entrevista no Jô. No ano do lançamento eu entrava nas livrarias e percebia que as pessoas estavam comprando o meu livro. O guia estava nas mãos das pessoas para lá e para cá”. Na ocasião os três mil exemplares se esgotaram em poucos dias.

O livro já vendeu mais de 300 mil cópias. Desde 2005, ele é publicado pela Panda Books, editora fundada por Marcelo Duarte em 1999. O título virou franquia, com edições temáticas, de esportes a sexo. Em julho do ano passado o almanaque ganhou uma edição especial, totalmente colorida, para celebrar os mais de 25 anos de informações curiosas. “O guia continua sendo atual por trazer informações que não são encontradas nem mesmo na internet. Eu sempre tive muita vontade de escrever um livro, desde que eu comecei a faculdade de Jornalismo. Eu tinha 30 anos e o livro saiu às vésperas de eu completar 31”.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

Marcelo comanda desde agosto de 2020 o canal “Guia dos Curiosos” no YouTube. É jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Trabalhou na Editora Abril de 1984 a 1998 e foi redator-chefe da “Playboy” (1989-1990), editor de “Veja S. Paulo” (1991-1994) e diretor de redação de “Placar” (1995-1998). Criou as revistas “Ação Games” e “Revista dos Curiosos”. Foi colunista do “Jornal da Tarde”, assinando a página “Curiocidade”. Na TV, Marcelo Duarte foi apresentador do programa “Loucos por Futebol”, na ESPN-Brasil (2002-2014). No rádio, apresentou o programa “Você é Curioso?” na Rádio Bandeirantes (2001-2020), que ganhou o prêmio APCA em 2006, entre outros.


Matando a curiosidade

JOC: Sobre o Guia, qual resposta te surpreendeu mais?

MARCELO: Nossa, tem muita coisa! Certa vez encontrei  um livro da Disney que trazia a informação do número de pintas pretas que os desenhistas tinham pintado no filme do 101 Dálmatas. Fiquei contente que alguém tivesse aquela informação e vibrei muito em saber que alguém tinha feito esse tipo de conta (risos).

JOC: Alguma curiosidade difícil de pesquisar?

MARCELO: Teve uma que foi muito complicada que foi saber o peso de uma mosca. Procurei com especialistas de insetos da USP, passei por vários professores e ninguém sabia me responder essa pergunta. Não publiquei no livro. E depois de muito tempo um pessoal de Piracicaba me escreveu com a resposta, dizendo que haviam feito essa pesquisa e que era bem pouquinho, acho que era um grama, alguma coisa assim (risos).

JOC: Foi uma criança curiosa?

MARCELO: Sim! Eu perguntava muito e ainda pergunto.


Saiba mais

A entrevista completa você confere na página da CBN Vale  do Iguaçu.

Voltar para matérias