Santo Fole Memórias chega ao Vale do Iguaçu

É do Paraná um dos principais divulgadores da cultura sulista da atualidade. Paulinho Pezak, natural de Irati, é o criador do Santo Fole, canal que conta com mais de 270 mil seguidores no Instagram e 114 mil inscritos no Youtube, e que dedica suas postagens à difusão da música gaúcha e da paixão pelo acordeon. Agora na estrada para estar mais perto de seu público, Paulinho chega ao Vale do Iguaçu para a realização do show Santo Fole Memórias, que acontece no sábado, 30, no Cine Teatro Ópera.

Santo Fole Memórias chega ao Vale do Iguaçu

O show reflete o amor que Paulinho passou a sentir ainda criança por influência dos pais e que ganhou ainda mais força quando ingressou no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Terra dos Pinhais, em Irati. “Na Invernada Artística do CTG foi quando eu me aprofundei e conheci de verdade a cultura regional gaúcha e por consequência a música e o acordeon”, recorda.

Mais tarde, o que era uma paixão passou a ser também sua fonte de renda. Em 2015 Paulinho ingressou no grupo Talagaço. No mesmo ano, a banda participou do programa Superstar, da Rede Globo. E foi durante sua participação no grupo que o artista criou o Santo Fole. A ideia inicial era produzir conteúdo para os membros da banda e outros artistas do ramo, pois, segundo Paulinho, o nicho era carente desse tipo de publicações.

“Tem muitas coisas que são peculiares desse estilo e dessa galera que nunca foi colocada na internet, nunca foi criado nada para esse público, então eu senti falta de conteúdo para acordeon, conteúdo sobre esse mundo, esse universo do baile gaúcho, baile regional sulista. Sempre procurava e nunca achava nada sobre, então falei ‘vou fazer eu’. Depois tomou uma proporção que a gente não imaginava e acabou afetando mais pessoas com um conteúdo regional, interiorano, o sotaque veio à tona, não só mais a música, veio outras coisas junto. Mas foi no Talagaço que eu criei o Santo Fole para fazer conteúdo justamente sobre o meio que a gente vivia”.

Um dos grandes atrativos das publicações do Santo Fole é o humor que, segundo Paulinho, é leve e pautado no cotidiano. “Muitas vezes eu falo que nem humor não é, são verdades”, comenta.

O artista se diz orgulhoso em poder exaltar a cultura sulista e levá-la para os apreciadores onde quer que estejam. “Eu fico muito feliz em ser representante desse nicho de mercado e da música gaúcha. Eu sinto orgulho em poder estar levando para as pessoas, entregando, eu sei que muitos jovens começaram a curtir música regionalista por causa do Santo Fole, então é um sentimento de orgulho mesmo, de dever cumprido”.


Santo Fole Memórias

Segundo Paulinho, o show Santo Fole Memórias é um resgate da música regional sulista contado por meio da música em si. “É uma linha do tempo que a gente traçou desde os primórdios da música gaúcha nos anos 40. A gente vem contando a história, cantando e mostrando o que que era, o que que foi se transformando, passando de gerações e épocas diferentes ritmos e regiões diferentes da música regional gaúcha até chegar nos dias de hoje”.

Santo Fole Memórias chega ao Vale do Iguaçu

Voltado para toda a família, a apresentação tem como intenção remeter às lembranças de todos aqueles que cresceram ouvindo a música gaúcha com seus pais, tios e avós. Além de muita música, os espectadores podem esperar uma apresentação interativa e bem humorada.

Quem faz o convite para o evento é o próprio Paulinho. “É um show para a família, pode levar todo mundo, vocês vão se divertir bastante, vão se emocionar e com certeza vão levar na memória esse show pra sempre porque é um show muito bacana. A gente preparou com muito carinho para quem gosta de música gaúcha”.


Serviço

Santo Fole Memórias

Data: sábado, 30 de julho

Local: Cine Teatro Ópera

Horário: 21h

Ingressos: pelo telefone

(42) 99822-2221 ou na portaria

do Hotel Cine Teatro Ópera

Voltar para matérias