Agosto Azul alerta para o cuidado com a saúde dos homens
Foi em novembro de 2021 que uma paródia bem humorada ficou conhecida pelos brasileiros. Os sergipanos escolheram o forró ‘Qui nem Jiló’, de Luiz Gonzaga, para chamar a atenção dos homens sobre a importância de olhar com mais atenção para a sua saúde. A canção diz que tem homi que num quer se cuidá/ E acha que num vai adoecê/ Manter a saúde em dia é bom/Não espere acontecê.
É por isso que as Unidades de Saúde, anualmente nos meses de agosto e novembro, focam na saúde do homem como tema de suas campanhas. Em agosto o intuito é orientar a população masculina sobre a importância de manter hábitos de vida saudáveis, como alimentação correta, evitar o tabagismo, álcool em excesso e praticar atividade física. Já em novembro a campanha enfatiza o combate ao câncer de próstata, que é o tipo mais comum entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que no Brasil um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.
Segundo o secretário de Saúde de União da Vitória, Carlos Diego Train, o Dia D da campanha aconteceu no sábado, 20. Durante todo o dia, as unidades de saúde atenderam, prioritariamente os homens, com uma cota extra de exames gratuitos de PSA, que é o exame mais indicado para detectar o câncer de próstata. “A ideia da campanha é buscar a sensibilização do público alvo. Os homens devem procurar o serviço de saúde ao menor sinal de diferença no seu organismo. Acrescento que as mulheres buscam muito mais o serviço de saúde na cidade, porém, é preciso igualar essa equação e por meio de um acesso facilitado”, disse.
Do lado catarinense, a cidade de Porto União realiza atendimentos aos homens conforme suas necessidades no decorrer do ano, também de maneira gratuita nas unidades de saúde. “Nós focamos com mais intensidade em campanhas sobre a saúde do homem em novembro, seguindo a campanha nacional. Então o nosso Dia D ainda será marcado. Porém, o pedido os cuidados com a saúde é válido para o ano todo”, disse o secretário de Saúde de Porto União, Marivaldo dos Reis Santa Isabel.
Além da detecção do câncer de próstata, tanto o Agosto quanto o Novembro Azul servem de alerta para os riscos de diabetes tipo 2, doença que está intimamente relacionada aos maus hábitos. Vale acrescentar que as doenças prevalentes em homens no Brasil ou que só os afetam são: doenças cardiovasculares, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.
Mulheres ganham de goleada dos homens
De acordo com Marivaldo, no quesito cuidado com a saúde, as mulheres ganham de goleada dos homens. “Nesse jogo certamente ganham com mais de sete a um (risos). As mulheres cuidam muito mais da sua saúde. A presença delas nas unidades de saúde é notável. Dados nos mostram que a expectativa de vida dos homens é menor do que a das mulheres e os motivos são variados. Os homens, em sua maioria, só procuram um médico quando a doença já está em estágio avançado”.
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
Dados do Ministério da Saúde confirmam que as mulheres cuidam mais da saúde do que homens. Segundo divulgou o Portal G1, em 2017, a diferença entre quem se consultou mais com os médicos dá uma enorme vantagem para as mulheres: 80 milhões a mais.
Já o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA) do Sistema Único de Saúde (SUS) pontuou que os homens estão cuidando mais da saúde, mas ainda muito atrás das mulheres. Entre 2016 e 2020, eles aumentaram em 49,96% a procura pelo médico, passando de 425 milhões de atendimentos para 637 milhões.
Do azul para o dourado
Segundo Marivaldo, o mês de agosto também enfatiza ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento. Instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por meio de lei federal nº 13.435/17, o nome é uma alusão ao leite materno, que é considerado alimento padrão ouro para os recém-nascidos. As Unidades de Saúde de Porto União estarão durante todo o mês auxiliando as mulheres e divulgando o objetivo da campanha.
Voltar para matérias