Prefeitura de União da Vitória planeja instalação de novo aeroporto municipal
Dois assuntos de importância econômica e de infraestrutura se destacaram na Administração de União da Vitória neste mês. O primeiro é a abertura de processo para a contratação de uma empresa de engenharia qualificada para identificar uma área ideal para a construção de um novo aeroporto para o município. O chamamento foi aberto em 04 de agosto e, neste momento, segundo o painel de transparência municipal, a proposta de uma interessada está sob análise.
De acordo com a Dispensa Eletrônica Nº 56/2022, a contratada será escolhida no modelo de proposta mais vantajosa e deverá cumprir três processos, em um período de 90 dias (30 dias para cada uma das fases), sendo eles: levantamento geral do Aeroporto Municipal José Cleto; elaboração de premissas e levantamento de três locais para a instalação do novo aeroporto; e assessoria à Prefeitura na elaboração de um modelo para leilão da área do atual aeroporto.
Segundo o prefeito, Bachir Abbas, o vencedor do leilão só poderá usufruir do espaço do Aeroporto Municipal José Cleto após a entrega do novo aeroporto em condições aptas para funcionamento. A ideia é que o novo local tenha pista maior do que a atual, para possibilitar o uso por aviões de grande porte, com sinalização noturna e equipamentos que auxiliem pousos e decolagens mesmo sob mau tempo.
Instalação de empresas na área industrial
O segundo assunto é a abertura de um processo de doação, com encargos, de imóvel na área industrial de União da Vitória para a instalação de empresa. O espaço tem área de 50.000m², e a doação tem como intenção fomentar a geração de empregos e aumento de renda no âmbito municipal.
A abertura de envelopes das interessadas aconteceu na quarta-feira, 24. Apenas uma empresa apresentou proposta. Segundo o projeto, o plano de investimento é de cerca de R$30,7 milhões, com geração de 50 vagas de emprego.
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
A proposta foi enviada para a Comissão Especial de Planejamento, Implantação e Acompanhamento Industrial para análise. Caso seja aceita, a empresa terá 120 dias, a partir da assinatura do contrato, para protocolar o projeto de aprovação do empreendimento junto à Secretaria Municipal de Planejamento e a instalação no espaço deve ter início em, no máximo, 180 dias após a assinatura do contrato; e as atividades industriais na área doada devem ter início em até três anos após a assinatura do contrato. Em contrapartida, durante um período de 10 anos, a empresa ficará isenta da cobrança de IPTU, Taxa de Licença para Localização de Estabelecimento Industrial e da Taxa de Coleta de Lixo.
Em moldes semelhantes, a Administração abriu, em março deste ano, outro processo de doação, com encargos, de um imóvel com área de 154.583m², também localizado na área industrial de União da Vitória. Esse processo já foi finalizado, e a vencedora foi a empresa Compensa Mineradora Ltda. De acordo com o contrato firmado, a empresa deverá realizar um investimento de cerca de R$16 milhões em 24 meses e gerar 101 vagas de emprego.
Voltar para matérias