Milho no Monjolo – 09 de setembro de 2022

Escreve a leitora 

“(…). História comovente da menina, Melissa, que doou seu lindo nome à nossa Ponte Coberta. A Ponte se assemelha à do filme “As Pontes de Madison”, por ter sua estrutura coberta. No filme, um fotógrafo (Clint Eastwood) da National Geographic trabalhava para um documentário da famosa ponte. Hoje, podemos fazer analogia com o filme e a vida real. (…). Marli Terezinha Andrucho Boldori”. Nota: Mensagem via e-mail datado do dia 08/08.


Escreve o leitor 

“Bicho do Paraná”: muito além daquilo que meu amigo Odilon propõe! É uma peça musical que orgulha todos os povos do interior do Brasil! É estimulante curtir nosso cancioneiro popular! O povo, em suas expressões culturais, nos eterniza! José Ari Celso Martendal”. Nota: Mensagem via e-mail datado da última sexta-feira, dia 26/08.


Escreve o leitor 

“Enciclopedista! Isso que meu amigo Odilon é, pela variedade dos assuntos que suscita. Estou a recuperar minhas informações sobre a família Rupp. Era menino, quando habitei o grandioso município de Campos Novos e os RUPP eram políticos da velha UDN. Além do mais, comi, num restaurante de Curitiba, a dita “carne de onça”. Acho que… por esta razão… muitas vezes sou meio chucro!!! José Ari Celso Martendal”. Nota: Mensagem via e-mail datado da última segunda-feira, dia 05.


Os limites entre Paraná e Santa Catarina 

Na última terça-feira, dia 06, às 15 horas, no Auditório do Instituto, o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR), Paulo Roberto Hapner, proferiu uma interessante palestra sobre o tema “O Escândalo do Supremo Tribunal Federal – Os Limites entre Paraná e Santa Catarina”, com breve introdução do Orador, Julio Militão. Uma verdadeira aula de História!


Semana literária 

A 41ª Semana Literária SESC-PR e a 20ª Feira do Livro, retornam neste ano. A programação em formato presencial e, de maneira simultânea, de 12 a 17 deste mês, celebra a literatura em 26 cidades paranaenses, entre elas União da Vitória. Para debater sobre o tema “Territórios Imaginários: Vozes em Trânsito”, o SESC-PR convidou inúmeros autores, escritores, jornalistas, pensadores, artistas e professores para participarem de debates, mesas-redondas, exposições, lançamentos de livros, palestras, sessão de autógrafos, oficinas e apresentações artísticas. De acordo com os organizadores do evento, o tema central será desdobrado em cinco eixos de discussão: as fronteiras da linguagem; histórias em trânsito; (des) dizeres do corpo; diálogos entre memórias e rio-terra: a terceira margem. Nesta edição a Semana Literária se propõe a ser um espaço de reflexão, leituras e discussões sobre os espaços que habitamos, territórios geográficos e simbólicos, imigração e fronteiras, trânsitos, pertencimento e ancestralidade. Pelo sétimo ano consecutivo, o SESC-PR lança durante a Semana Literária a “Coletânea de Contos Infantis”, com 10 trabalhos de escritores paranaenses selecionados via Edital.


A última 

A Coluna de hoje é dedicada à professora Sônia Maria Hey, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), de União da Vitória, Paraná, Coordenadora Educacional do SESC União da Vitória e membro da Rede Catarinense de Pesquisadores em Educação (RCPE).

milho no monjolo

Voltar para matérias