Milho no Monjolo – 16 de setembro de 2022
Escreve o leitor
“Boa noite. Minha prezada Aldair, Você me desconcerta com o que me diz. Na verdade tudo o que digo e penso da obra cultural do Odilon é o que realmente sinto. Ontem, quando o Gianfranco e a Andrea estiveram aqui em casa, comentamos como nos conhecemos e disse o que sempre achei: ninguém no Porto escreve e conta a nossa história como ele. Escreve melhor que qualquer outro jornalista/articulista dos jornais locais. Já aprendi mais sobre a história de nossas cidades pela coluna dele do que pelo tempo que morei e estudei no Porto. Olha que tenho livros de muitos membros da ALVI. É o que penso. Agradeço os votos de Feliz Natal e desejo o mesmo para todos que estarão reunidos neste fim de ano no Solar dos Muncinelli. Rubens”. Nota: Mensagem do inesquecível amigo Rubens Tarcísio da Luz Stelmachuk via e-mail datado do dia 24-12-2016.
Anotação
Desde o começo deste ano (2022), este Colunista é um dos colaboradores com textos sobre a História Local e Regional na Revista Digital “Magazine Contestado”, que circula mensalmente nas 12 Cidades do Norte de Santa Catarina e do Sul do Paraná, sob a orientação de Izabel Cristina Ribas Rodrigues Calliari, professora e agitadora cultural.
Escreve a leitora
“Boa noite querida Professora! Como eu aprendo com o Dr. Odilon nessa coluna! É “cada enxadada uma minhoca” como sempre falo. Em cada 3 linhas um aprendizado. Ele é fantástico! Que Deus, Nosso Senhor e minha Nossa Senhora Aparecida, minha Santinha de Devoção, assistam vocês por muitos e muitos anos! Um beijo e um abraço apertado, com o carinho de sempre!, Izabel Calliari”. Nota: Mensagem via e-mail datado do dia 02/09/2022.
Ordem do mérito do livro
O Vice-Presidente da Academia Catarinense de Letras (ACL), Moacir Pereira, foi agraciado no Rio de Janeiro com a Medalha Biblioteca Nacional – Ordem do Mérito do Livro, “por sua contribuição à difusão do livro e da cultura, em todas as suas formas. A Medalha e o Diploma foram conferidos pelo Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, o professor e escritor catarinense Luiz Carlos Ramiro Junior. A Comenda vem sendo conferida a personalidades do mundo literário, artístico e cultural do Rio, de Brasília, São Paulo e vários Estados, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Nascido no dia 10 de agosto de 1945, em Florianópolis, Santa Catarina o acadêmico e jornalista Moacir Pereira tem 59 livros publicados. Seu último lançamento foi “Anita Garibaldi Revive: na Literatura, na Cultura e na Economia”, edição da Editora Almedina, em parceria com a Academia Catarinense de Letras (ACL).
50 anos da Apae
Há exatamente três meses passados a APAE de Porto União, Santa Catarina completou 50 anos de profícua e valiosa existência. Porquanto no dia 17 de junho de 1972, um grupo de pessoas da Comunidade de Porto União (entre elas, este Colunista e Aldair Muncinelli, a Primeira Secretária) reuniu-se na sede do Centro Regional de Orientação Pedagógica (CROP), pela primeira vez, com o intuito de fundar a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – em Porto União, Santa Catarina. Quatro meses após essa reunião, toma posse a Primeira Diretoria, tendo como Presidente o professor Ari Kruger dos Passos. Mais tarde, ocorreu a inauguração do Centro de Recuperação Antonieta Nogueira Soares (CRANS).
Voltar para matérias