“O meu voto tem muita importância”

Empoderada, Therezinha Leony Wolff, aos 87 anos, quer, mais uma vez, exercer a democracia neste dia 02 de outubro, data do primeiro turno das Eleições Gerais. Mesmo sem a obrigatoriedade, muitos eleitores de 70 anos ou mais fazem questão de votar. Therezinha é um dos exemplos. Ela já atuou como pedagoga, é escritora, influenciadora cultural, ícone da cultura, da história e da educação no Vale do Iguaçu e região. A eleitora de Porto União faz questão de comparecer às urnas. Sobre o que a motiva a sair de casa a resposta é rápida: “o voto representa a importância de cada um exercer a sua cidadania. É o momento de escolher àqueles que terão o poder na mão e que deverão zelar pelo seu povo. Serão eles(as) que irão dirigir a Nação. Considero que as pessoas devam exercer o seu voto até o fim de suas vidas. O meu voto tem muita importância”, pontua.

meu voto tem importancia

Therezinha Leony Wolff

Therezinha representa centenas de milhares de pessoas idosas aptas a votar no Brasil. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) houve crescimento do interesse das pessoas com mais de 70 anos em votar, mesmo que o comparecimento às urnas não seja obrigatório para elas. Em 2018, pouco mais de 12 milhões de eleitores estavam nessa faixa etária. Para as Eleições Gerais deste ano, em torno de 14 milhões de pessoas maiores de 70 podem ir às sessões no domingo. Conforme a Agência Câmara Notícias o crescimento desse público, entre as duas últimas eleições, pode ser creditada à campanha Todo Voto Importa, que estimulou vários segmentos do eleitorado a regularizarem o título. Foi uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará que levou para todo o País a animação da Dona Gracina em votar.

A eleitora de Porto União acrescentou que toda pessoa, independentemente da idade, tem o direito de participar das principais decisões do País. Quem compartilha da mesma opinião é Josafá Coelho, da Academia Brasileira de Direito Eleitoral. O especialista disse que a participação dos maiores de 70 anos é importante para o fortalecimento da democracia e o país só tem a ganhar.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

Na contramão dos números aparecem os adolescentes – entre 16 e 17 anos. As inscrições em 2022 para votar foi recorde. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde as últimas eleições gerais em 2018, as estatísticas do eleitorado brasileiro habilitado para votar nas Eleições Gerais de 2022, mostram que o número de eleitoras e eleitores cresceu 6,21%, passando de 147 milhões para 156.454.011 de pessoas nas Eleições 2022. Um aumento que supera o próprio crescimento de 1,47% da população no mesmo período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por sua vez, o aumento do eleitorado foi particularmente expressivo na faixa etária de jovens, na qual o alistamento eleitoral e o voto são facultativos. Essa elevação reverteu uma série estatística de sucessivas quedas no interesse dos adolescentes pelo voto, ocorrida a partir das eleições de 2010. Ou seja, isso mostra que em 2022 houve uma reação significativa.

De acordo com o TSE, em comparação com 2018, quando os jovens de 16 e 17 anos somavam 1,4 milhão de votantes (0,95% do total), hoje há 2.116.781 de eleitoras e eleitores nessa faixa etária aptos a votar nas urnas eletrônicas, representando mais de 1,3% do total do eleitorado nacional. Ou seja, em quatro anos, o número de jovens de 16 e 17 anos prontos para votar cresceu mais de 51%.

Um dos pontos de influência, segundo o TSE, foi a campanha “Bora Votar!”, lançada em 2021, e a Semana do Jovem Eleitor, em 2022, que mobilizaram toda a Justiça Eleitoral para incentivar adolescentes a partir de 16 anos incompletos – mas que já teriam essa idade em 02 de outubro – a tirarem o seu primeiro título de eleitor.


As urnas eletrônicas são confiáveis

“É interessante que o eleitor busque sempre esclarecimentos sobre as notícias eleitorais, se são falsas ou verdadeiras. Vale lembrar que o combate à desinformação é prioridade à Justiça Eleitoral e, por isso, foi criada em 2020, a página Fato ou Boato para ampliar o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral. A página fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos.

Lembro também que votar é um direito e para garanti-lo a Justiça Eleitoral adota medidas necessárias a cada eleição. Temos uma parceria com a Secretaria de Estado e Municipal de Educação que disponibilizaram suas escolas com acessibilidade para cadeirantes e outras necessidades especiais. As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida terão à disposição a possibilidade de votar. Os locais de votação também terão pessoas para orientá-los. O eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida pode ser auxiliado na hora de votar.

Lembro ainda que o voto consciente deve ser prioridade em qualquer eleição”.

Brainer Kist

Chefe do Cartório Eleitoral de Porto União


Documentos para votar

Quem já fez o cadastramento biométrico e tiver baixado o aplicativo e-Título (título de eleitor digital) poderá utilizá-lo para comprovar a identidade na hora de votar. Quem não fez o cadastramento também pode utilizar o e-Título, mas, nesse caso, é necessário apresentar um documento de identificação com foto. São aceitos: carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei e certificado de reservista.

Fonte: Justiça Eleitoral


Apuração 

A CBN Vale do Iguaçu – 106.5 FM convida você a acompanhar a apuração e a totalização dos votos das Eleições Gerais após o término da votação, às 17h. Também, a partir das 9h30, você confere os bastidores e o andamento do processo eleitoral no Vale do Iguaçu e na região. Sintonize com a gente.


Serviço

Os números de eleitores para as Eleições Gerais 2022 podem ser consultados na página de Estatística do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Voltar para matérias