Especial O Comércio: conheça o candidato

Faltando poucos dias para o primeiro turno das eleições de 2022, alguns eleitores já podem ter escolhido seus candidatos. E no seu caso a decisão já foi tomada? Se a resposta for negativa, é possível compreender pois, com tantos disputando tão poucas vagas, fica difícil conhecer todos os concorrentes.

No Paraná, são 902 candidatos disputando 54 vagas para a Assembleia Legislativa e 632 concorrendo às 30 vagas do estado na Câmara dos Deputados. Já em Santa Catarina são 617 candidatos tentando ocupar uma das 40 cadeiras na Assembleia e 314 disputando uma das 16 vagas reservadas ao estado na Câmara. O tempo de rádio e TV obrigatório deve ser dividido entre todos esses candidatos, o que dificulta a apresentação de propostas.

Pensando nisso, O Comércio abriu espaço para candidatos ligados à região para que pudessem expor suas prioridades e falar sobre suas aspirações. Para tanto, enviamos a diversos candidatos um questionário que poderia ser respondido por aqueles que tivessem interesse em participar do projeto.

As respostas dos candidatos optaram participar do projeto estão reproduzidas a seguir, na íntegra.


Candidatos (as) a deputado (a) estadual – PR

Nome de urna: Prof Sergio Andrekowicz

Número: 15127

Profissão/ocupação: Advogado

Escolaridade: Superior

(JOC): Fale sobre você. Se apresente aos eleitores.

Sou profissional da área de saúde pública com 42 anos de trabalhos prestados, lecionei por mais 32 anos e advogo há 08 anos.

(JOC) Por que quer ser eleito(a) Deputado(a)? 

Quero me empenhar pela construção de um Hospital Regional Público em União da Vitória, para atender as demandas de pacientes que são encaminhados diariamente a outros municípios, principalmente Curitiba. 

(JOC): Quem é seu candidato para Governador?

Analisando as propostas, o MDB-PR não lançou candidatura própria.

(JOC): Quem é seu candidato para Presidente?

Simone Tebet, sou filiado ao MDB

(JOC): Como pode contribuir para o estado e região? 

Pela experiência profissional nas áreas de saúde, educação e segurança pública, somado à experiência em administração pública pelos cargos públicos já ocupados.

(JOC): O que os parlamentares anteriores não fizeram mas que você irá fazer?

Empenho na solução dos graves problemas em Saúde Pública, daí a necessidade de um Hospital Público Regional.

(JOC): Que mensagem você gostaria de deixar para os eleitores?

Prof.Sérgio Andrekowicz 15.127 Dep. Estadual coloca-se a disposição da população, para juntos buscarmos o que a Constituição Federal nos faculta nos seus artigos 196-200, o direito é acesso a saúde pública. 

(JOC): Por que o eleitor deve votar em você? 

Pela dedicação e experiência nas áreas de saúde, educação e segurança pública, pela empatia que nutre pelos que mais precisam do Poder Público.

(JOC): Caso eleito, qual será sua prioridade? Qual área o senhor/senhora considera que necessita de maior atenção?

Saúde Pública, construção de um Hospital Regional Público que atenda os pacientes nas diferentes áreas de especialidades médicas.


Nome de urna: Cleomar Bueno da Rocha

Número: 22580

Profissão/ocupação: Policial Militar da Reserva

Escolaridade: Superior incompleto

(JOC): Fale sobre você. Se apresente aos eleitores.

Meu nome é Cleomar Bueno da Rocha, natural de União da Vitória, casado, pai de três filhos, policial militar da reserva. Comecei minha vida política como assessor geral da Câmara de União da Vitória-PR, onde vi que tem como mudar nossa política. Sou conservador de Direita, defendo a família, as religiões, sou contra o aborto, a ideologia de gênero, legalização de drogas e outras aberrações. Sempre me posiciono e não sou de deixar assuntos pendentes, gosto de resolver. 

(JOC) Por que quer ser eleito(a) Deputado(a)? 

Para defender as mesmas bandeiras que nosso presidente defende: Deus, Famíia, Pátria e Liberdade. O Paraná precisa de conservadores na Assembléia Legislativa, e não de deputados mornos, que não têm coragem de mexer nas leis para ajudar a população.

(JOC): Quem é seu candidato para Governador?

O atual governador articulou para que todos o apoiassem, não temos opção. Eu como funcionário do estado (militar), sofri assim como todos os demais sofrem com o abandono por parte dos governadores, por isso não apoio nenhum, mas vou entrar na Assembléia para fiscalizar e cobrar as ações do executivo, como manda a real função de um deputado estadual.

(JOC): Quem é seu candidato para Presidente?

Jair Messias Bolsonaro, pois foi quem abriu todas as caixas pretas do sistema politio brasileiro, e é a barreira que nos separa do comunismo, sempre flertado pela esquerda.

(JOC): Como pode contribuir para o estado e região? 

Para o estado, mexendo na legislação que trata das prestações de serviços à população (Sanepar, Copel, etc.). Averiguar todas as alíquotas de ICPM assim como IPVA, que a população paga mas nunca tem um retorno. Também para o estado vou trabalhar fundo nas questões envolendo Educação, Segurança Pública e Saúde, mas primeiramente observando e revendo todas as ações que melhorem a vida do profissional de cada área. Na região, farei o que os demais deputados não fizeram, ou seja, fazer uma política direcionada à população, e não para alguns grupos em troca de votos e apoios. Quero fazer com que a região prospere e chegue ao patamar das demais regiões que não param de crecer, isso faz tempo que não vemos aqui em virtude da política tradicional que só trabalham por si e não pela população.

(JOC): O que os parlamentares anteriores não fizeram mas que você irá fazer?

– Trabalhar com a verdade.

– Fiscalizar o Executivo e não comer na mão do governador.

– Apresentar emenda a LDO para que no próximo ano o governo pague a DATA-BASE aos funcionários públicos que estão sem receber há mais de seis anos.

– Apresentar Emenda Constitucional Estadual para que seja regulamentada a carga horária dos policiais militares e bombeios militares do estado.

– Fisicalizar todas os colégios do estado, no que tange as estruturas, e proibirm através de lei, a escola partidária.

– Averiguar os números reais de todos os efetivos das forças de segurança e apoiar o governo em açoes para resolver esse problema, isso depois de conseguir a valorização desses profissionais.

– Destinar as emendas (verbas) para os municípios após reuniões com prefeitos e representantes da comunidade (conselhos), para que não seja um ato de troca de votos, e sim para beneficiar a população.

– Reforçar os CONSEGS das cidades.

– Apresentar requerimento para que os deputados não usem carros alugados e combustíveis pagos com dinheiro público.

(JOC): Que mensagem você gostaria de deixar para os eleitores?

A política está polarizada, muitas máscaras de quem fica em cima do muro estão caindo, o povo pode ver quem é quem. Agora é DIREITA ou esquerda, bem ou mal, vida ou aborto, moralidade ou ideologias comunistas, por isso entrei nesse campo de batalha, para defender o que é o correto, é uma missão, vou até o fim. Cleomar Bueno da Rocha, 22580, digite a coluna do meio da urna.

(JOC): Por que o eleitor deve votar em você? 

O eleitor vai votar em mim porque me posiciono, sempre falo a verdade e com fundamentos. Defendo o presidente Bolsonaro e nunca fico em cima do muro. Trabalho com a verdade e sou incorruptível, não tenho contas reprovadas no Tribunal de contas e não preciso recorrer para conseguir me candidatar, sou ficha limpa.

(JOC): Caso eleito, qual será sua prioridade? Qual área o senhor/senhora considera que necessita de maior atenção?

A prioridade é a Educação, pois foi sucateada por décadas e os atuais deputados não fizeram nada para impedir. Na nossa região temos duas creches (Cemeis), abandonadas, isso é lamentável. Precisamos batalhar para que o professor seja mais respeitado e valorizado, mas vou apresentar projeto de lei para proibir a ideologia de gênero nas escolas e também a linguagem neutra, assim como quero proibir a escola partidária. Na área da Segurança Pública, precisamos parar de criar Batalhões de PM e pensar no efetivo, na valorização dos PMS, BMs e demais agentes de segurança, na parte salarial e carga horária. Saúde, precisamos unir forças com o Executivo federal para a construção de um Hospital Regional em União da Vitória, assim nossa região cresce e as cidades circunvizinhas não precisarão locar ônibus para que nossos pacientes sofram em viagens à Campo Largo e Curitiba. Precisamos de um consórcio entre as cidades para que possam ter empresas diversas, uma colaborando com matéria prima da outra, resultando em mais empregos, produções e arrecadações por parte dos municípios. Nesse caso podemos também usa esse metódo com a Agropecuária da região. 


Nome de urna: Ernani Filho

Número: 13913

Profissão/ocupação: Professor e Advogado

Escolaridade: pós-graduado

(JOC): Fale sobre você. Se apresente aos eleitores.

Sou Pai de Ernani Neto e Gabriele Aimê, filho de Ernani (O Bocudo) e MIraci. Casado com Kesley. Professor há 32 anos, advogado há 20 anos. Sempre atuando pelas causas sociais. Foi coordenador do Orçamento Participativo na primeira gestão do PT em União da Vitória, Advogado da Prefeitura de General Carneiro e da Câmara de Cruz Machado. Hoje acadêmico de Filosofia da UNSEPAR, chefe Escoteiro do Grupo Escoteiro Iguaçu.

(JOC) Por que quer ser eleito(a) Deputado(a)? 

Porque a região centro sul necessita de uma representatividade do campo progressista, que tenha uma visão mais humana e lute pelos que mais precisam. Neste sentido, temos que pensar no pequeno agricultor, no investimento na UNESPAR e em políticas públicas de permanência dos acadêmicos na Universidade. Em programas de investimentos para pequenos e micros empreendedores. Quero ser o deputado que vai lutar por isso.

(JOC): Quem é seu candidato para Governador?

Requião 13

(JOC): Quem é seu candidato para Presidente?

LULA 13

(JOC): Como pode contribuir para o estado e região? 

Posso ser o deputado que luta pelo investimento nos pequenos, micro e médios agricultores e empreendedores. O deputado que luta pelo investimento em nossa Universidade Pública Gratuita e de Qualidade – UNESPAR

(JOC): O que os parlamentares anteriores não fizeram mas que você irá fazer?

Investir na UNESPAR, lutar pela compensação financeira para os pequenos agricultores por manter a floresta. Praticar a discussão dos projetos de lei com a população. Ser transparente nas ações.

(JOC): Que mensagem você gostaria de deixar para os eleitores?

Eleição não é jogo de futebol. As pessoas devem escolher pessoas comprometidas com a região e que tenham experiência na administração pública.

(JOC): Por que o eleitor deve votar em você? 

Porque sou a melhor opção na região, já que tenho experiência e conhecimento para atuar na assembleia legislativa.

(JOC): Caso eleito, qual será sua prioridade? Qual área o senhor/senhora considera que necessita de maior atenção?

Minha prioridade será o investimento na UNESPAR e em programas de manutenção dos acadêmicos na universidade.


Nome de urna: Emerson FX

Número: 36000

Profissão/ocupação: Microempresario/vereador

Escolaridade: Superior incompleto (direito).

(JOC): Fale sobre você. Se apresente aos eleitores.

Sou uma pessoa reservada, não gosto de festas, baladas, sou bem extrovertido, gosto de reuniões em família e com amigos, ficar conversando e beliscando.

Apesar das grande maioria das pessoas me acharem arrogante ou cara fechada eu sou mto tranquilo. Eu hoje estou fazendo exatamente aquilo que eu amo fazer que é investigar.

Nos todos temos a obrigação de lutar por um país livre da corrupção que hoje é sistêmica, um câncer na administração pública, ela funciona como se fosse uma regra do jogo e precisamos quebrar essa regra se quisermos deixar algum futuro digno aos nossos filhos e netos e bisnetos.

Sei que muitos me odeiam nessa cidade, mas se vc perguntar o porque ela com certeza te dará uma resposta superficial, quando na verdade ela certamente é parente, amigo(a) ou carrapato de alguém que já foi denunciado em alguma investigação minha.

Ao contrário do que muitos pensam que eu falo demais, mas se elas soubessem da metade de coisas que eu sei, dá podridão que rola nos bastidores, pena que mta coisa já prescreveu, mas o caráter desses nunca voltará, são pessoas podres que fazem de tudo pra se manter mamando e minha missão é acabar com essas panelas podres.

Eu vou lutar até o último dia da minha vida pra limpar essa cidade, porque quando eu penso em desistir, eu olho para as crianças nas ruas e vejo que eles é que irão sofrer se eu não seguir em frente.

A população tem que acordar nessa cidade, há 30 anos os mesmos grupos se revesam aqui e só os parentes dessa gente é que se deram bem, será que não conseguem enxergar isso?

Eu estou aqui pra ajudar, mas se a população não me ajudar todos os meus esforços serão inúteis, e digo mais, se eu desistir ninguém terá a coragem que eu tenho, já passei e continuo passando por perseguições, passei fome em 2020, foram meses de trevas na minha vida, minha família sofreu mto com minha teimosia. Estou aqui povo, pronto pra lutar até a morte contra essa corja de gafanhotos desse vale.

(JOC) Por que quer ser eleito(a) Deputado(a)? 

Minha prioridade máxima será a construção de um hospital público que atenda toda a região. Durante mais de 30 anos tivemos deputados que nunca olharam pra população, apenas usaram de sua influência para empregar toda a família e continuam fazendo isso de maneira desavergonhada, isso é mto nojento! Quero tbm atrair empresas, indústrias, precisamos dar empregos aos jovens que saem do ensino médio e vão pra faculdade sem perspectiva alguma de quando saírem ter um emprego descente. Eu quero tbm trazer uma base do Grupo Gaeco pra cá, somos a única região do Paraná que não temos um grupos de combate a corrupção no estado, porque será?

(JOC): Quem é seu candidato para Governador?

Joni Correia

(JOC): Quem é seu candidato para Presidente?

Bolsonaro

(JOC): Como pode contribuir para o estado e região? 

Atraindo investimentos através de indústrias para criar empregos e gerar renda descente. Combatendo a corrupção que fará com que sobre dinheiro nos cofres pra melhorar a infraestrutura como rodovias, linha férreas que foram desativadas por inconsequentes.

(JOC): O que os parlamentares anteriores não fizeram mas que você irá fazer?

Na verdade não fizeram absolutamente nada! Quando se olha pra saúde de vários municípios vemos o quão deficiente é, basta olhar pra pandemia onde várias pessoas morreram por falta de leitos em UTI. Olhe pra BR476 é uma rodovia da morte do Sul do Paraná. Se pergunte o que temos pra oferecer pras pessoas e indústrias se instalarem na nossa região? A resposta É NADA!!!! Eu quero a modernização e flexibilização para atrair Industrias, quero através de indústrias melhorar a qualidade de vida das futuras gerações.

(JOC): Que mensagem você gostaria de deixar para os eleitores?

Pare de pensar no seu umbigo, comece a pensar nas futuras gerações, pense no que vc quer deixar para eles, pense daqui 20, 30, 40 ou 50 anos.

(JOC): Por que o eleitor deve votar em você? 

Porque eu posso não ser candidato simpático que abraça todo mundo e anda com cara de boneco de posto, mas eu sou o cara que vai lutar pra atingir cada promessa dessas, porque eu não tenho medo e não barganho com VAGABUNDOS!

(JOC): Caso eleito, qual será sua prioridade? Qual área o senhor/senhora considera que necessita de maior atenção?

Prioridade máxima é a construção de um hospital público que atenda toda a nossa região, isso irá amenizar o sofrimento e gerar muitos empregos diretos e indiretos.


Candidatos (as) a deputado (a) federal – PR

Nome de urna: Treis Pião

Número: 1290

Profissão/ocupação: Carpinteiro

Escolaridade: Segundo Grau Completo

(JOC): Fale sobre você. Se apresente aos eleitores.

Eu sou um revolucionário. Não concordo com a maneira que a sociedade brasileira funciona. 

(JOC) Por que quer ser eleito(a) Deputado(a)? 

Modificar a lei Kandir. A lei que permite que nossas riquezas saiam do Brasil sem gerar empregos. 

(JOC): Quem é seu candidato para Governador?

Ricardo Gomide

(JOC): Quem é seu candidato para Presidente?

Ciro Gomes

(JOC): Como pode contribuir para o estado e região? 

Fazendo o principal trabalho de deputado, que é fiscalizar a maneira que o dinheiro público é gasto. 

(JOC): O que os parlamentares anteriores não fizeram mas que você irá fazer?

Introduzir programas de inclusão social que funcionam na Inglaterra e modificar a lei kandir.

(JOC): Que mensagem você gostaria de deixar para os eleitores?

Prestem atenção, deputado que traz migalhas para sua região, é cúmplice e fecha os olhos para os mal feitos do governo. 

(JOC): Por que o eleitor deve votar em você? 

Porque conheceu e entendeu a causa da minha candidatura. 

(JOC): Caso eleito, qual será sua prioridade? Qual área o senhor/senhora considera que necessita de maior atenção?

Modificar a lei kandir. O resto é só conversa fiada para manter o povo brasileiro na míngua.


Nome de urna: Professor Iran Wolf

Número: 1451

Profissão/ocupação: Eng. agrônomo professor

Escolaridade:  Especialista em meio ambiente

(JOC): Fale sobre você. Se apresente aos eleitores.

Renovação é a solução

(JOC) Por que quer ser eleito(a) Deputado(a)? 

Pra representa a agricultura familiar 

(JOC): Quem é seu candidato para Governador?

Ratinho

(JOC): Quem é seu candidato para Presidente?

Bolsonaro

(JOC): Como pode contribuir para o estado e região? 

Pela minha vasta experiência em extensão rural e assistência técnica.

(JOC): O que os parlamentares anteriores não fizeram mas que você irá fazer?

Apoio as casas familiares rural e criar a casa familiar do mar.

(JOC): Que mensagem você gostaria de deixar para os eleitores?

Me confie seu voto e os representarei a altura.

(JOC): Por que o eleitor deve votar em você? 

Sangue novo na politica.

(JOC): Caso eleito, qual será sua prioridade? Qual área o senhor/senhora considera que necessita de maior atenção?

Fontes protegidas e repovoar o Rio Iguaçu.


Nome de urna: Sigley Narcizo

Número: 9051

Profissão/ocupação: Médica veterinária

Escolaridade:  Pós-graduada

(JOC): Fale sobre você. Se apresente aos eleitores.

Quem é Sigley Narciso?Filha de Eugênio e Almerinda, compondo uma família com 12 irmãos, natural de União da Vitória. Mãe de três filhos, sendo eles: Franciele, Paulo e Vitória. Trabalhou como secretária e representante comercial.

– Formada em Letras;

– Médica Veterinária;

– Pós Graduada em Pedagogia Empresarial;

Atualmente empresária, política e voluntária social em União da Vitória.

Ingresso na política:  Devido a falta de atendimento médico, perdeu uma de suas irmãs no ano de 2010 e em 2017, passou por mais um descaso na saúde pública,quase perdendo sua mãe. Período em que fez uso da “Tribuna” na Câmara Municipal de Vereadores de União da Vitória, visando reivindicar melhorias na área da saúde. Após esta experiência sentiu a necessidade de envolver se na política eletiva. -Em 2018 candidatou-se Dep. Estadual. -Em 2020 foi candidata a prefeita em União da Vitória. – E agora é candidata a vaga de Dep. Federal.

(JOC) Por que quer ser eleito(a) Deputado(a)? 

Para poder trabalhar em prol de melhorias, tanto na saúde como na luta pelos direitos da mulher, a causa da agricultura e causa animal.

(JOC): Quem é seu candidato para Governador?

Ratinho JR

(JOC): Quem é seu candidato para Presidente?

Sem posicionamento 

(JOC): Como pode contribuir para o estado e região? 

Viabilizar projetos direcionados para cada setor, priorizando os que mais sofreram com o pós pandemia, como por exemplo a saúde.

(JOC): O que os parlamentares anteriores não fizeram mas que você irá fazer?

Dar acesso direto aos governantes municipais, podendo assim facilitar este processo de busca de recursos.

(JOC): Que mensagem você gostaria de deixar para os eleitores?

Temos que governar para todos e com todos, sempre buscando o que é melhor para a população, trabalhar de forma clara, transparente e que os beneficiados seja todo o povo do Paraná. 

(JOC): Por que o eleitor deve votar em você? 

Por que mesmo sem mandato já mostrei serviço, onde trouxe mais de dois milhões em verba para nossa região, sendo elas para hospitais e para pavimentação, sem contar as que estão à caminho, sempre trabalhando em projetos sociais, sempre acompanhando as pessoas mais necessitadas, entendendo quais são as reais necessidades da população. 

(JOC): Caso eleito, qual será sua prioridade? Qual área o senhor/senhora considera que necessita de maior atenção?

Com certeza é na saúde, pois vemos que à muito pra melhorar. Desde ter equipamentos para fazer exames no mesmo momento em que chega ao UPA, agilizando assim todo processo de atendimento.


Candidatos (as) a deputado (a) estadual – SC

Nome de urna: Chico Twardovski

Número: 12066

Profissão/ocupação: Agricultor, desde jovem sempre preocupado com as causas sociais

Escolaridade: Primário [até a quarta série]

(JOC): Fale sobre você. Se apresente aos eleitores.

Nascido em São Pedro do Timbó ,Porto união SC quando jovem fui ministro da Eucaristia na igreja católica por 22 anos tenho 4 filhos Bonifácio, Márcio, Andreia, e Adriano.um neto ENZO Gabriel, sempre foi cooperativista, associativista, fui sócio fundador do B N C C banco nacional de crédito cooperativo, depois credis e hoje é sicoob,,foi membro da comissão provisória da coopercanoinhas para incampasao da cooperalfa na região do Planalto Norte, fui tesoureiro do sindicato dos trabalhadores rurais de Porto união, foi secretário do sindicato e por 6 anos presidente do sindicato, fui presidente da astramate [associação dos sindicatos da região da erva mate] fui fundador com os poderes públicos municipais e estaduais e mais entidades não governamentais na implantação do feirao colonial na estação ferroviária de Porto união, união da Vitória ..enquanto presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Porto união dei apoio a associação dos apicultores de Porto união na execução do projeto P A A programa da conab do governo federal ajudei muito na execução dos projetos do peonaf em parceria com o banco do Brasil 

(JOC) Por que quer ser eleito(a) Deputado(a)? 

Para representar e defender a agricultura familiar, bem como as micro pequenas e médias empresas 

(JOC): Quem é seu candidato para Governador?

Jorge Boeira

(JOC): Quem é seu candidato para Presidente?

Ciro Gomes 

(JOC): Como pode contribuir para o estado e região? 

Fazendo projetos para: fortalecimento da agricultura familiar, associativismo e na produção de alimentos

(JOC): O que os parlamentares anteriores não fizeram mas que você irá fazer?

Fortalecer o sindicalismo e uma agricultura sustentável.

(JOC): Que mensagem você gostaria de deixar para os eleitores?

Construir um futuro melhor para todos os brasileiros.

(JOC): Por que o eleitor deve votar em você? 

Pela honestidade, sinceridade muito trabalho.

(JOC): Caso eleito, qual será sua prioridade? Qual área o senhor/senhora considera que necessita de maior atenção?

A agricultura familiar, micro empresa, pequena empresa e média empresa.


Nome de urna: Suelen Geremia

Número: 15700

Profissão/ocupação: Empresária

Escolaridade: Superior Completo

(JOC): Fale sobre você. Se apresente aos eleitores.

Sou Suelen Geremia, nascida em Porto União, foi aqui em Porto União que eu fui alfabetizada e aprendi o significado da família, dos amigos e da solidariedade.

Sou uma pessoa determinada, focada, decidida.

Quando jovem, recém-formada em direito e administração e marketing, assumi um desafio que foi o de recuperar uma empresa praticamente falida, ou seja, quando ninguém mais acreditava naquele projeto, eu acreditei e fiz dar certo e a empresa prosperou.

Depois disso enfrentei vários novos desafios, dentre eles o de alterar o texto de uma lei em Brasília, que prejudicaria os pequenos e médios empresários e logo depois, aqui em Santa Catarina, consegui baixar novamente o ICMS de 12% para 7% que estava diretamente ligado a produtos da cesta básica.

Acho que isso me define: essa capacidade de persistir, trabalhar e resolver.

A partir do momento que decidi aceitar o desafio de colocar o meu nome a disposição do Estado de Santa Catarina eu vi a oportunidade de aplicar na política tudo que sei sobre liderança, planejamento e respeito as pessoas.

E assim como eu me dediquei para ser uma grande empresária, eu estou fazendo o mesmo na política porque eu quero ser uma Deputada Estadual Exemplar.

Quero ser a renovação, a evolução, a diferença.

Vim para fazer a diferença. Mudar o que precisa ser mudado e melhorar o que deve ser melhorado.

(JOC) Por que quer ser eleito(a) Deputado(a)? 

Olha, na verdade eu nunca tive a intensão de ir para política, porém, quando fui convidada a enfrentar esse desafio eu vi a oportunidade de fazer a diferença. Eu tenho a certeza que precisamos de uma busca constante por novos desafios, por exemplo: existem empregos, mas precisamos criar novas oportunidades de empregos, o futuro já chegou, temos que preparar a nossa gente pra esse novo mercado de trabalho. É importante dizer que em Santa Catarina temos empresas, temos empregos, mas o excesso de burocracia e de carga tributária tem sido um problema sério, precisamos resolver isso. Outro ponto que precisa ser ressaltado é que a nossa agricultura é forte, porém mais de 90 mil famílias agricultoras estão sem os títulos de suas propriedades devidamente reconhecidas. Outra situação que precisamos unir as pessoas é a questão do autismo que atualmente 0,5% das crianças tem autismo e é importante a presença do Estado na capacitação e no apoio as famílias e aos profissionais diretamente relacionados ao autismo. Essa não pode ser uma bandeira de uma só pessoa. Sou daquelas pessoas que fazem acontecer, que enxergam os problemas, mas principalmente enxergam as soluções. Quero ser uma Deputada Estadual para ajudar o nosso Estado e para melhorar a vida das pessoas. Sei que tenho competência e capacidade para assumir mais esse desafio na minha vida. 

(JOC): Quem é seu candidato para Governador?

O Povo de Santa Catarina deve escolher para Governar o nosso Estado aquele que estiver comprometido com o desenvolvimento de Santa Catarina e com o bem estar das pessoas. Aquele que no dia a dia represente a honestidade e o compromisso com a nossa população.

(JOC): Quem é seu candidato para Presidente?

Acredito que o voto é uma das ferramentas mais democráticas que as pessoas tem e que define verdadeiramente o poder do povo. É através do voto que podemos escolher quem nos representará nos próximos quatro anos por isso é um momento importante para reflexão e para uma analise criteriosa de quem deve presidir o Brasil. Ir as urnas votar significa se comprometer com o nosso País.

(JOC): Como pode contribuir para o estado e região? 

Tenho diversas propostas para o Estado de Santa Catarina como um todo, por exemplo, o desenvolvimento tecnológico. Santa Catarina é um grande polo tecnológico e como deputada eu quero descentralizar esse desenvolvimento, levar esse setor para mais cidades e regiões. Isso vai gerar novos empregos e oportunidades num setor que está em alta e pagando excelentes salários. É o futuro que está aí batendo na nossa porta. Temos que lembrar que precisamos preparar as crianças e os jovens para que tenham a base necessária para serem profissionalizadas. A educação continua sendo e acredito que sempre será a base para todas as profissões e para o futuro de cada um de nós. Como Deputada Estadual é importante deixar bem claro que eu tenho funções bem definidas. Não posso prometer coisas que extrapolem a minha esfera de atuação. Eu vou ocupar um cargo legislativo, mas sempre apoiando o executivo no que for correto e justo. Posso sim e vou fazer projetos de lei que beneficiem cidades e regiões, seja conseguindo recursos para obras, creches, centros de reabilitação, seja lutando para beneficiar determinados setores, sempre buscando o melhor para a maioria das pessoas.

(JOC): O que os parlamentares anteriores não fizeram mas que você irá fazer?

Eu não preparei as minhas propostas com base no que os parlamentares anteriores fizeram ou deixaram de fazer. A minha plataforma parlamentar foi desenvolvida diante das reais necessidades de Santa Catarina, sempre olhando para o futuro e para o bem estar das pessoas. O que eu posso dizer é que eu quero ser a renovação, quero fazer a diferença e mudar o que precisa ser mudado e melhorar o que deve ser melhorado. Trago para a política a minha experiência como empresária, o respeito pelas pessoas, a minha determinação, o meu entusiasmo e o meu compromisso de fazer tudo que estiver ao meu alcance para melhorar a vida da maioria das pessoas. 

(JOC): Que mensagem você gostaria de deixar para os eleitores?

Preciso do seu apoio, preciso do seu voto e do voto da sua família. Se estivermos unidos podemos fazer com que as coisas sejam diferentes. É importante que vocês saibam que o poder do voto está em suas mãos e é pelo voto que a realidade pode ser transformada. Vamos juntos melhorar Santa Catarina! Juntos! Porque sozinhos somos apenas mais um na multidão, mas unidos somos uma força gigante. Por isso mais uma vez peço humildemente o seu voto: Para Deputada Estadual Vote Suelen Geremia. Vote 15700

(JOC): Por que o eleitor deve votar em você? 

Porque sou a renovação. Porque eu vim para fazer a diferença e sei que as pessoas querem um jeito diferente de fazer política. Eu quero que você possa dizer: eu me orgulho de ter votado na Suelen Geremia, ela me representa.

(JOC): Caso eleito, qual será sua prioridade? Qual área o senhor/senhora considera que necessita de maior atenção?

Minha prioridade será OUVIR as pessoas. Além das propostas voltadas aos agricultores, aos autistas, aos empresários e ao desenvolvimento tecnológico, todas as pessoas sabem que precisamos melhorar a estrutura do atendimento na saúde e inclusive melhorar também a oferta de novas creches para que as mães possam ir trabalhar e terem a certeza de que seus filhos estão bem cuidados. Estarei sempre disponível porque somente ouvindo as pessoas é que se pode resolver de verdade os problemas que elas enfrentam. Por isso, desde já assumo o compromisso de ter um gabinete aqui em Porto União para atender o Planalto Norte. Compromisso feito, compromisso honrado. Você é a minha prioridade. Por isso peço o seu voto, mas não poderia encerrar essa entrevista sem agradecer a forma carinhosa com que as pessoas tem me recebido durante essa campanha, tem sido um aprendizado honroso conversar com as pessoas. Por isso mais uma vez peço humildemente seu voto. Para Deputada Estadual Vote Suelen Geremia. Vote 15700

 

Voltar para matérias