Milho no Monjolo – 07 de outubro de 2022

Histórias e memórias de professoras primárias

Num sábado, dia 21 de maio deste ano (2.022), ocorreu o lançamento do livro “Histórias e Memórias de Professoras Primárias de Escolas Rurais Multisseriadas: Paraná e Santa Catarina”, na Câmara de Vereadores de General Carneiro, Paraná. O momento especial marcou a homenagem a quatro professoras de General Carneiro, as quais ensinaram sobre o amor e o poder transformador da Educação. Cecília Gaiovicz Fagundes, Rosa Gaiovicz Espíndola, Gonçaliza Batista Mendes e Alzira Coelho Carneiro (em memória) tiveram sua trajetória reconhecida e eternizada no livro de 96 páginas. O livro é de autoria de Márcia Marlene Stentzler (da Academia de Letras do Vale do Iguaçu) e Claudia Sena Lioti (professora) e conta sobre as dificuldades enfrentadas pelas professoras primárias que lecionaram em classes multisseriadas a partir da década de 1940.


Escreve o leitor

“Gostosura Sem Par! Agora, minha querida amiga, ao ler o conjunto dos depoimentos sobre Odilon e seu papel social de escritor, minha imaginação acelerou o significado e o acerto de sua iniciativa em provocar as ótimas manifestações. Às vezes, a gente forma um povo e… se esquece disso, como se não fôssemos uma comunidade que trabalha a cultura popular. Apreciei por demais sua elegância em nos remeter os textos dos amigos que não conhecemos pessoalmente. Não importa a “lasca” que cada um pega, mas o objetivo pretendido. Odilon tem certeza de que seus amigos formam uma grande comunidade e que ele é um intelectual que nos aglutina. Um beijão para o casal! José Ari Celso Martendal”. Nota: Mensagem via e-mail datado de 14-04-2022.


Reportagens, crônicas… 

Lançado neste ano (2022), o livro “Eu Te Desafio: Jornalismo Real”, do jornalista e advogado Antônio Hugen Godoi, aborda cerca de 500 reportagens, crônicas, análises, mensagens e conceitos envolvendo sua atuação em Porto União e União da Vitória. Dos 10 capítulos, dois são dedicados a mensagens cristãs; dois às rádios e jornais da região; dois a poesias, modinhas e dizeres do povo; dois às obras da região como ciclovias, motofaixas, alagamentos, enchentes, e dois sobre a guerra contra a pandemia.


Mais outro livro 

Na manhã do dia 16 deste mês, a Biblioteca deste Colunista foi enriquecida com mais outro livro. Trata-se do livro Blumenau Em Cadernos, edição de Julho/Agosto de 2022, que traz na página 122 o texto Autores Catarinenses: Estrada de Papel, do escritor e velho amigo Enéas Athanázio. Brindou-me o autor do texto. Sensibilizado, agradeço a gentileza!


Filme e livro 

No domingo, dia 25, este Colunista assistiu na TV o filme “A Cabana”, lançado em 2017, baseado no livro do mesmo nome. Muito bom! Recomendável ao grande público! O livro “A Cabana”, de autoria do escritor canadense William Paul Young, nascido em 1955, foi lançado em maio de 2007 nos Estados Unidos. Chegou ao Brasil pela Editora Sextante em 2008, com tradução de Fernando Dias Antunes. No ano de 2009 ganhou o Prêmio Diamond Awards por ter vendido 10 milhões de cópias nos EUA. O assunto principal é uma metáfora para investigar o problema da dor de uma perda. A Cabana é uma história de superação e conflito, onde a personagem principal se refugia em uma Cabana e tem um encontro com Deus, através de diálogos e reflexões. Aprenda a perdoar!


A última 

A Coluna de hoje é dedicada à benzedeira, catequista e velha amiga Catarina Gonçalves pelo brilhante e incansável labor cultural e social com as crianças do Bairro São Pedro e adjacências, em Porto União, Santa Catarina.

milho no monjolo

Voltar para matérias