Hussein Bakri recebe votação expressiva e se firma como representante da Amsulpar
O 02 de outubro de 2022 foi especial para Hussein Bakri. Em entrevista à CBN Vale do Iguaçu, poucos dias antes do pleito, o então candidato a deputado estadual relatou estar ansioso para as eleições, e que esperava ter uma votação expressiva para que pudesse chegar à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) fortalecido.
“Confesso que, enquanto candidato, uma das tarefas que a gente mais faz antes de dormir é fazer conta. Pode perguntar para qualquer candidato. Você vai dormir e começa a fazer conta, as vezes chega em 40 mil, no outro dia 50 mil, daí 60 mil, mas nunca passei de 70 mil nas minhas contas”. Neste sentido, o resultado das urnas não poderia ter sido mais surpreendente e satisfatório para Hussein. O candidato não passou do melhor resultadode suas contas por poucos votos, mas por mais de 20 mil. Hussein foi o sétimo mais votado do estado, com 97.681 paranaenses depositando seu voto de confiança ao agora deputado eleito. “Quando passei de 35, 40 mil votos, eu falei calma. Um pessoal começou a se animar e eu falei calma, calma, calma. Quando chegou aos 50 mil a certeza interior veio porque eu sabia, pela minha história política, pelo meu conhecimento, eu sabia que 50 mil votos, em qualquer lugar, você está garantido. Mas para a minha surpresa não parava. Daí veio 60, 70 mil votos, 80 mil votos e meu Deus do céu, que alegria, que coisa maravilhosa. Mas quando veio 90 mil votos eu não sabia mais o que dizer, eu fiquei muito emocionado, chorei bastante”, relembra.
União da Vitória, reduto eleitoral do deputado eleito, foi a cidade que mais deu votos a Hussein: foram 14.702, 52,83% do total de votos válidos da cidade. Em retrospectiva com as outras nove eleições disputadas pelo candidato, de vereador em 1988, prefeito em 1992, 1996, 2000, 2004 e 2012, e deputado estadual em 2010, 2014 e 2018, o número de votos recebidos por Hussein no município neste ano foi a sua segunda maior marca. De 2010 para cá, apenas na eleição de 2018 Hussein recebeu menos de 14 mil votos, o que mostra que o político construiu um eleitorado fiel em sua cidade natal.
Além de União da Vitória, Hussein também foi o mais votado em outras 20 cidades. O então candidato recebeu ao menos um voto em 254 municípios paranaenses, 63,65% do estado. A região da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar) trouxe ótimos resultados para o candidato, mas a região oeste também foi um destaque. As cidades de Marechal Cândido Rondon e Guaíra foram as que deram a segunda e terceira maior votação ao candidato, respectivamente. “O que nós fizemos no oeste do Paraná é fruto de um bom trabalho, as pessoas aprenderam a ver que tinha alguém que cumpria as promessas, as pessoas, modéstia a parte, se surpreenderam com o meu trabalho, porque elas se desacostumaram a ver gente que cumpre com o que promete. Em todas essas cidades eu cumpri o que prometi”, comenta Hussein.
Para o deputado eleito, os quase 100 mil votos recebidos foram fruto de sua proximidade com a comunidade e de uma campanha feita com alegria. “Essa característica [proximidade com a população] é impressionante. Ela teve uma repercussão muito forte nessa eleição. A eleição passada foi uma eleição marcada por arminha, por youtuber e tal. Essa foi uma eleição diferente, a gente pode perceber. Uma eleição que valeu o que? As pessoas quiseram votar naqueles que trabalharam, naquele que é próximo deles. Aquele deputado que ele pode encontrar, que ele pode conversar. Isso teve um peso muito grande na eleição. Eu senti que as pessoas valorizavam muito, por eu ter estado nas cidades e ter levado recursos, enfim, participado da vida delas”.
Neste ano, Hussein e sua equipe também focaram em um quesito que, segundo o próprio deputado eleito, foi deixado um pouco de lado em 2018, ano em que ficou na suplência. Grande destaque para a “Votadona”, peça de campanha divulgada nas redes sociais, que gerou mobilização do eleitorado e conquistou cerca de 18.400 visualizações apenas no Instagram. “Você tem o lado mais objetivo, pragmático da campanha que é mostrar propostas, mostrar suas visitas ao municípios, as suas realizações. Mas você também não pode esquecer da alegria, de mostrar uma campanha alegre, solta. A Votadona foi, nesse sentido, a dança foi convidar as pessoas a participarem. Foi fantástico isso, a minha equipe de marketing fez um trabalho muito forte, capitaneado pela Robertinha, por todos eles. Fizemos um trabalho muito forte. Na eleição passada eu levei um ferro nas redes sociais, não tenho vergonha de falar. Fui muito mal na rede social na eleição de 2018, e nessa eleição nós fizemos um belo trabalho, fomos muito bem. Eu diria que se eu tivesse feito um trabalho melhor na rede social na eleição passada, talvez eu teria sido eleito de cara. Eu fui de suplente e nessa aqui, uma das mudanças que teve foi a rede social”.
Hussein Bakri representará a região
A votação expressiva no estado coloca Hussein em uma situação de destaque na Assembleia. Já seus votos na região da Amsulpar o ratificam como representante eleito do sul do Paraná. Dos nove municípios que compõem a Associação, Hussein foi o mais votado em seis. Em Antonio Olinto, foi o segundo mais votado; em Paulo Frontin o terceiro; e, em São Mateus do Sul, o quinto. Hussein aponta que entende que a responsabilidade de representar a região é alta, mas que está preparado para isso. “O peso é muito grande, mas eu sei lidar com isso. Em um determinado momento da vida, as pessoas em algum momento me taxaram de velho, no sentido de estar há 30 e poucos anos na política, alguns inclusive não quiseram colar em mim, não queriam personalizar nada, porque entendiam que estar perto de mim era perder votos e na verdade eu tive essa confiança que não, porque velho não é a idade, não é o tempo que você está trabalhando. O velho é a prática e graças a Deus eu não tenho nada de velho, eu me reciclo sempre e quero ser assim para ter humildade, reconhecer os erros, visitar cada cidade. Minha família sabe que eu fico muito pouco em casa, eu praticamente fico em casa no domingo, mas você tem que gostar do que você faz, senão você não faz, você não pode ter preguiça. Eu trabalhava na Assembleia segunda, terça e quarta-feira. Quinta, sexta até sábado à tarde eu estava visitando os municípios, e vou continuar fazendo. Eu vou sentar com os prefeitos, com os vereadores, com as lideranças e perguntar ‘pessoal, o que vocês querem para os próximos anos, qual as prioridades?’ e vou dizer para eles ‘até x eu consigo’. Esse é o modo que eu trabalho e isso me credenciou de uma maneira muito forte aqui na região, as pessoas sentiram que eu cumpro o que eu prometo”.
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
Para União da Vitória, especificamente, o desejo é fortalecer o ensino superior, com destaque para o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), a saúde, com projetos para a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) e ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade, além da geração de emprego e renda. Esse último, item destacado com maior ênfase por Hussein. “A grande tacada que eu quero colocar todo o meu esforço neste mandato é geração de emprego e renda. Nós temos uma cidade, uma região boa para morar, mas nós precisamos fortalecer a geração de emprego e renda. Eu nunca estive tão entusiasmado como estou agora para isso. Já está perto de ser declarado o fim da pandemia, os efeitos da guerra vão diminuir na economia. União da Vitória, o prefeito Bachir Abbas comprou uma área industrial aqui e nós já definimos R$ 12 milhões para a implantação dessa área industrial, para a estrutura. E para se ter uma ideia de como estou trabalhando, nós já estamos com uma empresa que assinou uma carta de intenções com União da Vitória, a Malas Ika. Mas isso é muito pouco, quero fazer muito mais nesses quatro anos. O que puder viabilizar de recursos, de geração de emprego e renda para a região inteira você pode contar comigo, esse vai ser meu foco nos próximos quatro anos, vai ser minha luta principal porque a hora em que você tem mais geração de emprego e renda você gera mais impostos. A hora em que você gera mais impostos, a prefeitura tem mais dinheiro. A hora que a prefeitura tem mais dinheiro, ela melhora a saúde local, ela melhora todos os serviços localmente porque ela tem mais recursos, então quero dizer para todos que confiem que eu vou trabalhar muito nesse aspecto de geração de emprego e renda”.
Voltar para matérias