COLUNA PELO PARANÁ: Nova estratégia
A Paraná Turismo adotou nova estratégia para apresentar os atrativos do Estado a outros países. Nas duas últimas semanas, foram feitas visitas a operadoras de turismo em Assunção, no Paraguai, e também à representação da Embaixada do Brasil no país vizinho.
Exportação
Neste último trimestre do ano, 6.602.000 toneladas de soja, milho, farelo e açúcar devem ser embarcadas pelo Porto de Paranaguá. Por mês, de outubro até dezembro, os 12 terminais privados e operadores dos silos públicos esperam carregar 2.200.667 toneladas dos produtos para exportação.
Fortalecer
O resultado das urnas no primeiro turno não vai afastar da política o deputado federal Paulo Martins (PL). Pelo contrário, poderá ser um trampolim para enfrentar novos desafios, um deles, segundo dirigentes do PL do Paraná, é disputar outra majoritária, em 2026. Ou mesmo antes, na eleição municipal de 2024, para fortalecer o partido de Jair Bolsonaro em Curitiba.
Agronegócio
O agronegócio é responsável por aproximadamente 80% de tudo o que é exportado pelo Paraná. Em termos nacionais, nos últimos dez anos, a participação estadual nas vendas brasileiras do agro para o Exterior foi, em média, de 13,4%, enquanto nas importações, o Estado recebeu 11,6%. Somente no ano passado, em recursos, o superávit foi de US$ 12,9 bilhões.
Segue bloqueada
A BR-277 continuará bloqueada no km 42, na pista sentido Paranaguá, até a segunda-feira da semana que vem (24). Na ocasião, será realizada uma nova análise sobre as condições da encosta. A decisão foi anunciada depois de uma reunião que aconteceu nesta terça-feira (18) entre representantes do Instituto Água e Terra, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Defesa Civil e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Oriovisto Guimarães
O senador Oriovisto Guimarães foi eleito por unanimidade líder do Podemos no Senado Federal. Ele substitui o senador Álvaro Dias, que esteve na liderança nos últimos quatro anos, e assume o comando do partido a partir de hoje.
Assédio eleitoral
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse que o assédio eleitoral no ambiente de trabalho é crime e será combatido pela Justiça Eleitoral nas eleições. Durante sessão do TSE, Moraes informou que se reuniu com representantes do Ministério Público Eleitoral (MPE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) para tratar do combate ao assédio de empresas a funcionários para induzir o voto em determinados candidatos.
Paraná Produtivo
A Secretaria Estadual do Planejamento está finalizando os planos de desenvolvimento integrado de seis regiões. A ação consolida o trabalho iniciado em 2021, com o lançamento do programa Paraná Produtivo, que realizou oficinas e diagnóstico para identificar potencialidades e carências regionais e projetos prioritários para o desenvolvimento equilibrado.
Recorde de denúncias
Desde o dia 16 de agosto, quando foi reativado, o aplicativo Pardal registrou 40.275 denúncias de compra de votos, uso da máquina pública e crimes eleitorais relativos às eleições de 2022. Em 2018 o número de reclamações chegou a 48.673.O recorde de denúncias em um único dia aconteceu no primeiro turno da votação, no dia 2 de outubro, quando o aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 5.332 queixas
Novo secretariado
O governador Ratinho Junior (PSD) já avisou sua equipe que só fala sobre a composição do secretariado depois do encerramento do segundo turno. Isso não significa, no entanto, que as articulações não estejam em andamento. Dessa forma, o nome do deputado federal Felipe Francischini (União Brasil) está sendo dado como certo no secretariado da próxima gestão.
Assédio eleitoral
O Ministério Público do Trabalho divulgou o mais recente balanço sobre as denúncias de assédio eleitoral recebidas pelo órgão referentes às eleições deste ano, indicando que houve, em todo o País, 419 relatos de casos em que o empregador pressiona o trabalhador a votar em determinado candidato. O número representa quase o dobro das denúncias que chegaram ao MPT ao longo de todo o período eleitoral de 2018, quando foram registrados 212 relatos referentes a 98 empresas.
Seções eleitorais
O Tribunal de Contas da União (TCU) vai auditar os Boletins de Urna (BU) de 249 seções eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). As urnas foram sorteadas aleatoriamente pelo órgão. A avaliação vai comparar os boletins recolhidos com a totalização, referente ao primeiro turno, divulgada na internet.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
Voltar para matérias