Expo Turismo Sul do Paraná estreia em União da Vitória

Daiane Scolaro, presidente da Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema) e Coordenadora de Turismo na Administração de União da Vitória, afirma contentamento diante da realização da 1ª Expo Turismo Sul do Paraná, na Estação União, de 18 a 20 de novembro, cujo tema é “o turismo acontece à sombra das Araucárias”.

Daiane lembra que em 2019 a região de União da Vitória planejava o Salão de Turismo Vale do Iguaçu, inclusive com data prevista para a sua realização, porém, segundo ela, em 2020 a pandemia frustrou os planos da organização do evento. Em 2021 houve o planejamento para lançamento do Sul do Paraná como Nova Região Turística e, no mesmo ano, a realização do Mate Experience – evento voltado para a cadeia produtiva da erva-mate -, demonstrou o grande potencial da região neste segmento econômico. “O ano de 2022 está sendo promissor, pois a Região Sul do Paraná está consolidada no Mapa do Turismo Brasileiro com a inclusão de todos os municípios em um trabalho colaborativo juntamente da Atema. Diante disso entendemos que a Região Turística Sul do Paraná deve ser reconhecida por toda a comunidade por meio da estreia da Expo Turismo Sul do Paraná”.

De acordo com a presidente da Atema a realização do evento promete movimentar o Trade Turístico da região. “A organização pretende sensibilizar a comunidade para o desenvolvimento do turismo regional, além de divulgar atrativos, roteiros, empreendimentos e gerar oportunidades de negócios”.

Participarão do evento os municípios que integram a Instância de Governança Regional (IGR – Sul do Paraná), que foi criada em 2020 e, lançada oficialmente no ano de 2021: Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pinhão, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória.

Daiane também contou que a cidade de Porto União, que fica no Planalto Norte Catarinense, não integra a região turística, porém, existe uma parceria com o município em prol do turismo dada a sua ligação histórica e a sua situação de divisa seca com União da Vitória. “O turismo é tido como uma nova fonte econômica para a região e as nossas cidades não deixam nada a desejar para nenhum outro destino turístico Brasil afora. O contexto histórico das cidades tem encantado os turistas e esse é um feedback de outras cidades. Um exemplo é o Morro do Cristo, que anualmente conta com mais de 40 mil visitantes. O turismo é sim uma indústria sem chaminé e que envolve muitos segmentos como hotelaria, restaurantes, cultura e geração de emprego”, disse.

Expo Turismo Sul do Paraná estreia em União da Vitória

Daiane Scolaro, presidente da Atema

Dados de 2022 do Ministério do Turismo apontam que em 2019 (período imediatamente anterior à declaração da pandemia no Brasil), mais de 6,3 milhões de turistas internacionais chegaram ao Brasil. Porém, com a pandemia, o número caiu para 2,1 milhões, uma redução de 66% na entrada de visitantes internacionais.

Com relação ao turismo interno a movimentação nacional de passageiros em aeroportos do Brasil também caiu. Em 2019 eram cerca de 96,6 milhões de pessoas viajando e, em 2020, cerca de 45,8 milhões, uma diminuição de 47% na movimentação nacional de passageiros. A diretoria da Atema aprofundou os dados sobre o período e, conforme levantamento do Ministério do Turismo, apesar das dificuldades do setor turístico com a pandemia, um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o turismo no Brasil cresceu 29,1% entre janeiro de 2020 e janeiro de 2022, o que foi impulsionado pelos segmentos de transporte, hotéis e restaurantes.

Os números foram compilados para um estudo de apresentação da 1ª Expo Turismo do Sul do Paraná e confirma a tendência de recuperação do setor turístico, além de sinalizar a importância do turismo no contexto da economia nacional, tanto na geração de emprego e renda e inclusão social.


Vem aí… Expo Turismo

O evento será realizado em uma parceria entre a Atema, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as dez prefeituras que integram a IGRSul do Para e a administração de Porto União.

A Expo Turismo Sul do Paraná é uma iniciativa itinerante que será realizada anualmente em todos os municípios que compreendem a Região Turística Sul do Paraná. “Acreditamos na evolução das ações realizadas ao longo do tempo”, acrescenta Daiane.

O projeto para a realização da Expo Turismo Sul do Paraná foi elaborado pela diretoria da Atema, em parceria com o Sebrae. A programação contará com diversas atividades, como palestras, pitchs (discursos de venda), cases, talk tours (palestras), famtours (promoção que tem como objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico), exposição, rodadas de negócios, aulas show, feira de sabores, espaço gastronômico, estação dos municípios e apresentações folclóricas.

Expo Turismo Sul do Paraná estreia em União da Vitória

Apresentação Expo Turismo

Com relação ao Famtour serão convidados os agentes de viagens de diferentes regiões, como Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa, Pato Branco e região, Guarapuava e região, Joinville e região. A intenção é proporcionar momentos únicos em atrativos turísticos e em apresentações folclóricas regionais e visitar o Parque Histórico Iguassú, hotéis, restaurantes, vinícolas, cachaçarias, associações de artesanato em toda região.

Daiane lembra que o lançamento da 1ª Expo Turismo aconteceu no dia 06, no Clube Ucraniano de União da Vitória, e contou com uma palestra sobre as fontes de renda do turismo, ministrada pelo ex-secretário de turismo de Canela (RS), Ângelo Sanches Thurler. A atividade reuniu todos os prefeitos dos municípios envolvidos na rota do turismo.


Estação dos municípios: do que se trata?

No intuito de apresentar os principais produtos turísticos consolidados e em operação na Região Sul do Paraná, os participantes da Expo Turismo Sul do Paraná contarão com o espaço Estação dos Municípios, também na antiga Estação Ferroviária, destinado para a divulgação institucional dos atrativos, roteiros, empreendimentos e eventos da região.

Durante os três dias de evento, o público também acompanhará apresentações artísticas com intuito de fortalecer e valorizar a cultura regional trazendo a diversidade étnica das etnias ucraniana, alemã, italiana e polonesa.


Gastronomia 

A Expo também irá ofertar espaço destinado para a venda de alimentos e bebidas da culinária regional, como o Bratwurst (pão com salsicha alemã) de Porto União, Chopp Stabulu’s de Porto União, Xixo e X-Costela do CTG Fronteira da Amizade – alusivo a Festa Nacional da Costela em União da Vitória, culinária típica italiana de Bituruna, lambari frito de Porto Vitória, culinária típica ucraniana e polonesa, entre outros.

A Stabulu’s Beer, o Instituto Grunemwald e a Steinhaeger Doble W também marcarão presença no evento.


Atrativos não param por aí…

Outro atrativo durante o evento será a Feira de Sabores com espaço exclusivo para divulgação e a comercialização de produtos da agroindústria regional e compreenderá cerca de 20 empresas de diferentes setores: erva-mate, vinhos, mel, embutidos, queijos, geleias, doces e bolachas. Já as aulas show serão o palco para apresentação prática e degustação dos produtos comercializados na feira de sabores.

Haverá também um espaço para a divulgação e a comercialização do artesanato regional. Serão cerca de 50 pessoas envolvidas no setor, sendo a Associação de Pêssankas (nove artesãos) e mais cinco associações regionais que compreendem aproximadamente 40 associados.


Nova região turística Sul do Paraná

O Paraná ganhou uma nova Região Turística, a 15ª do Estado. A RT Sul do Paraabrange os municípios de Antônio Olinto, São Mateus do Sul, Paulo Frontin, Paula Freitas, União da Vitória, Porto Vitória, General Carneiro, Bituruna e Cruz Machado. A Instância de Governança Regional (IGR), responsável para fazer a gestão, é a Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema). Os dados são Agência Estadual de Notícias (AEN).

A nova RT foi apresentada durante a 84ª Reunião Ordinária do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), que aconteceu no dia 11 de março de 2021, e nasceu com inúmeras vocações, como o turismo religioso, por contar com diversos santuários e monumentos espalhados pelos municípios; turismo de inverno, por ser a mais fria do Estado, inclusive com temperaturas negativas recordes; turismo de natureza, já que é nessa região que Rio Iguaçu apresenta um dos trechos mais apropriados para a prática de esportes aquáticos, além da presença de muitas cachoeiras e de circuitos de cicloturismo. Além disso, a região também possui alguns roteiros turísticos já formatados, como a Rota Sul das Cachoeiras, City Tour, Roteiro Ucraniano e Passeio de barco Interpontes, em União da Vitória, e a Rota do Vinho, em Bituruna. As mobilizações para a criação da nova região turística surgiram entre junho e julho de 2020, quando houve uma articulação entre os municípios do Território Iguaçu, que fazem parte da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), Sebrae e Paraná Turismo.


Atema 

É a Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu. Atualmente é presidida pela turismóloga Daiane Scolaro.

Sua fundação aconteceu em 11 de julho de 2014 e é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos. Entre as finalidades estão contribuir para a evolução de políticas públicas em geral, com ênfase nas áreas do turismo e meio ambiente, agricultura orgânica, apicultura, agroindústria, agrofloresta e o “Pagamento por Serviços Ambientais”, cultura e patrimônio histórico, voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Também trabalhar, gerir, estabelecer por todos os meios lícitos e disponíveis em benefício do turismo e do meio ambiente, como uma alternativa ao desenvolvimento aos municípios atendidos pela Atema, pela potencialidade do patrimônio natural, histórico e cultural, e região, entre outros.


1º Expo Turismo Sul do Paraná

Onde: Antiga Estação Ferroviária de Porto União da Vitória;

Quando: 18 a 20 de novembro de 2022;

Público esperado: aproximadamente 10 mil pessoas;

Público-alvo: agentes de viagens, empreendedores do ramo hoteleiro e gastronômico, estudantes e professores dos cursos de Gastronomia, Eventos, Hotelaria, profissionais, empresários e instituições voltadas ao ramo turístico e demais interessados nos temas abordados.

Voltar para matérias