Artigo: “O tamanho do antipetismo e do antibolsonarismo”

A pesquisa AtlasIntel divulgada há pouco trouxe informações valiosas sobre a classificação do eleitorado brasileiro em relação ao bolsonarismo. A parcela dos antibolsonaristas é maior na sociedade, com 45% dos respondentes se identificando assim. Os “nem-nem”, nem bolsonaristas, nem antibolsonaristas somam 28%. Já os que se intitulam bolsonaristas são 27%.

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Você se identifica como bolsonarista, antibolsonarista, ou nem bolsonarista, nem antibolsonarista?

O resultado indica que uma parcela considerável da população rejeita o modo Bolsonaro de fazer política após 4 anos de governo. Os 27% de bolsonaristas convictos revelam que o presidente conta com uma base sólida do eleitorado, que permanece em seu apoio mesmo diante das controvérsias e investigações envolvendo sua gestão da pandemia de Covid-19 e possíveis ligações com casos de corrupção.

Chave para o entendimento do desempenho eleitoral de Bolsonaro são os 28% de “nem-nem”. O grau em que esse grupo se inclina a favor ou contra o presidente diante de escândalos ou na defesa de seus interesses e valores é determinante para o sucesso ou o fracasso de suas intenções políticas ou dos candidatos que recebem seu apoio. Os “nem-nem”, por exemplo, são uma parcela sensível a mudanças quando confrontadas com a atuação do Judiciário nas eleições ou eventuais excessos e ataques de Bolsonaro às instituições. Seu movimento pendular é estratégico e evidentemente explorado por ambas as campanhas presidenciais.

Uma comparação importante é com o nível de petismo e antipetismo no país, também revelado pela pesquisa Atlas divulgada no dia 24.


Você se identifica como petista, antipetista, ou nem petista, nem antipetista?

O antipetismo é menor que o antibolsonarismo, com 30% da população rejeitando abertamente o partido de Lula. Já a parcela dos “nem-nem” em relação ao PT é maior, representando 45% dos respondentes. Esse dado indica uma margem de manobra considerável para a campanha do ex-presidente, se souberem se posicionar diante de temas sensíveis à população, como pobreza e desigualdade, mas também corrupção e criminalidade, que têm representando grandes desafios para a candidatura petista.


Metodologia

A pesquisa AtlasIntel que identificou o grau de identificação com o bolsonarismo teve 862 respondentes de todo o país e foi realizada entre os dias 23 e 24 de outubro, com margem de erro de 3 p.p. para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada através do método de coleta próprio da AtlasIntel, com questionários via web e pós-estratificação da amostra.

Da AtlasIntel.

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