Seleção brasileira pode ser campeã mundial de futebol já nesta sexta-feira

Vencer a Copa do Mundo da Federação Internacional de Associações de Futebol (Fifa) não é a única forma de se tornar um campeão mundial da modalidade. Na verdade, existe um campeonato que acontece desde 1873, e que pode ter um novo campeão mundial nesta sexta-feira, 09.

A disputa em questão é pelo cinturão do Campeonato Mundial Não Oficial de Futebol, que dá ao vencedor o título de campeão mundial linear. Parece confuso? À primeira vista sim, mas é mais fácil do que parece.

O campeonato funciona nos moldes do boxe, em que o campeão defende seu título e o oponente é o desafiante pelo cinturão. Ele não é reconhecido pela Fifa, e existe mais como uma brincadeira. A disputa de título só acontece quando duas seleções se encontram (apenas em jogos válidos por categorias profissionais), e uma delas precisa ser a detentora atual do cinturão. O primeiro campeão mundial linear foi a Inglaterra, quando derrotou a Escócia por 4×2 em 08 de março de 1873, naquela que é considerada a primeira partida de futebol da história.

Seguindo a lógica, na próxima partida da Inglaterra, seu dever era vencer para manter o título. Um empate também a permitia permanecer com o cinturão. Apenas uma derrota faz com que o título de campeão mundial linear passe para as mãos do adversário.

O campeonato nunca tem fim, e o propósito é permanecer com o cinturão pelo maior número de partidas possível. O atual líder do ranking do Campeonato Mundial Não Oficial de Futebol é a Escócia, tendo vencido 86 das suas 149 decisões de cinturão. Na sequência vem Inglaterra, Argentina, Holanda, Itália, Rússia, Brasil, França, Alemanha e Suécia completando o top 10.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

O Brasil, aliás, terá a chance de recuperar o título de campeão mundial linear nesta sexta-feira, ao enfrentar a Croácia, atual detentora do cinturão, na partida pelas quartas de final da Copa. Essa é a primeira vez em seis anos que o Brasil tem a chance de reaver o título. Em 25 de março de 2016 a seleção enfrentou o Uruguai, que na época carregava o cinturão, mas a partida acabou em empate, o que, pelas regras, não gera passagem de título.

A última vez em que o Brasil conquistou o título de campeão mundial linear foi em 11 de outubro de 2014, quando roubou o cinturão que estava com a Argentina. A seleção brasileira manteve o título por oito jogos, até perder para a Colômbia em 17 de junho de 2015 em partida válida pela Copa América.

Vencer a Croácia é uma oportunidade de fazer o cinturão voltar a circular pelo mundo. Desde 21 de junho de 2018, quando a Dinamarca venceu a Austrália e recuperou o título, o campeonato não saiu mais da Europa. Países de fora do continente inclusive tiveram poucas chances de pegar o cinturão, visto que das últimas 61 defesas de título, em apenas quatro delas um país de fora da Europa participou da disputa. Sendo assim, o Brasil tem frente à Croácia a oportunidade de conquistar um título antes de 18 de dezembro, vencendo a partida de número 1.005 do Campeonato Mundial Não Oficial de Futebol.

Voltar para matérias