Paróquia Nossa Senhora de Fátima completa 50 anos neste sábado

Neste sábado, 18, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Bairro São Bernardo, em União da Vitória, celebra seu Jubileu de Ouro, comemorando 50 anos de sua Instalação como Paróquia, tendo a Posse de seu primeiro pároco no dia 18 de fevereiro de 1973.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima completa 50 anos neste sábado

Para comemorar a caminhada de Evangelização da Paróquia, uma festividade está programada para o sábado, com missa às 19h e um jantar por adesão, no Salão Paroquial.

Um Tríduo preparatório com celebrações às 19h, iniciou na quarta-feira, 15, com a Missa presidida pelo Padre Abel Zastawny, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, de União da Vitória, o qual também foi pároco por anos na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Na quinta-feira, 2º dia do Tríduo, a Celebração das 19h foi ministrada pelo Padre Aquiles Berton, vigário na Paróquia Catedral, e que também trabalhou na Paróquia de Fátima anos atrás. E ainda na sexta-feira, dia 17, último dia do Tríduo, Padre Iomar Otto, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul, e que estava como Padre na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, antes de ir para São Mateus, preside a Santa Missa.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

No sábado, 18, data do jubileu, a missa das 19h será presidida por Dom Walter Jorge, bispo diocesano e por demais Padres que se fizerem presentes.

Atualmente atuam na Paróquia Padre Mário Glaab, pároco, e o Padre José Chipanski, colaborador na Paróquia.


Breve Histórico da Paróquia

Tudo começou em fins de 1960, quando Dom Antonio Mazzaroto, Bispo Diocesano de Ponta Grossa, mandou adquirir um terreno no então bairro das Casas Populares, em União da Vitória, devendo ser construída uma capela em honra a Nossa Senhora de Fátima e São Bernardo. A pedra fundamental da futura Capela foi lançada no dia 24 de setembro de 1961.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima completa 50 anos neste sábado

A criação da Paróquia se deu com o novo bispo de Ponta Grossa na época, Dom Geraldo Micheletto Pellanda, no dia 11 de janeiro de 1973, e sua Instalação e Tomada de Posse do primeiro Padre, em 18 de fevereiro de 1973.

Transferido da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, hoje Igreja Catedral, em União da Vitória, Padre Ladislau Maibuk, foi o primeiro sacerdote a assumir a paróquia. Com sua morte em 05 de janeiro de 1976, o Bispo Diocesano designou o Padre Estevão Hubert para atender a Paróquia, sendo nomeado vigário definitivamente em 12 de fevereiro do mesmo ano.

Quando em 1976 foi criada a Diocese de União da Vitória, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima estava em plena atividade, com leigos em formação nas Pastorais, movimentos como: MECEs, catequistas, jovens, zeladores/as de capelinhas, e outros. Nesse tempo também o trabalho dos primeiros Padres junto com as lideranças na construção da Casa e do Salão Paroquial foi muito bem desenvolvido.

Outros Padres que ainda passaram pela Paróquia foram: Padre Abel Zastawny, Padre Aquiles Ramos Berton, Padre Mário Glaab, que novamente atua na Paróquia tendo o Padre José Chipanski como colaborador; Padre Cláudio Braciak, e Padre Iomar Otto.

Dois Diáconos Permanentes foram também ali ordenados: Diácono Marcos Antonio Benvenutti, e Diácono Valdemir Velten. Atendendo hoje a Capela no Bairro Dona Mercedes, a paróquia teve também como Capela em anos anteriores a Paróquia São Judas Tadeu, criada em 2001.

A Diocese de União da Vitória louva a Deus pela bela caminhada que a Paróquia vem construindo, com suas alegrias e dificuldades, sendo um Canal de Graças para os fiéis, de encontro e comunhão com Deus.

 

Voltar para matérias