Porto União apresenta maior feira de Pêssankas do Brasil
Iniciativa de artesãos do Vale do Iguaçu segue até este sábado
Os Artesãos de Pêssanka do Vale do Iguaçu (APVI) realizam a maior feira de Pêssankas do Brasil. Iniciada no dia 1º, a iniciativa segue até este sábado, 08, no prédio da loja Havan, durante o horário de funcionamento do estabelecimento.
A APVI iniciou suas atividades com oficinas de pêssankas e, desde então, centenas de pessoas adquiriram conhecimento sobre o seu simbolismo, unindo atualmente oito artesãos do Vale do Iguaçu.
Vale dizer que os artesãos se dedicam exclusivamente à produção de pêssankas com uma produção em média de 90 unidades por mês, em tamanhos variados.
De acordo com o representante da APVI, Dinarte Guedes, a iniciativa em Porto União é considerada a maior feira do gênero no Brasil. Está é a 6ª edição do evento que reúne a produção de 800 Pêssankas expostas à comunidade. “É um presente perfeito para a Páscoa”.
Na feira poderão ser encontradas Pêssankas confeccionadas com os ovos de várias aves, como o de codorna, de galizé, de galinha, de perua, de gansa e de avestruz. Os valores variam conforme a pêssanka, iniciando em R$ 20.
Um fato interessante destacado por Dinarte é que, devido ao uso de elementos de cunho regional nos desenhos das Pêssankas no Brasil, essa arte, apesar de ser de origem eslava, já é considerada um artesanato nacional.
Até o encerramento da Feira, os artesãos farão o demonstrativo da técnica no período da noite.
PÊSSANKA
É um ovo colorido à mão, de origem e tradição eslava. Sua denominação derivado do verbo pysaty (escrever) e simboliza a vida, a saúde e a prosperidade. Esta arte tradicional dos ucranianos data de épocas muito antigas, quando eles eram preparados para presentear as divindades no início da primavera. Com a chegada do Cristianismo ele passou a simbolizar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo.